Campanha de Olho no Fórum: Subseção vai à Corregedoria e cobra melhorias à Advocacia
Análise dos serviços prestados à advocacia será constante, campanha no fórum trabalhista começa nesta quarta-feira (25)
Foram divulgados os resultados da campanha da AASP e da 12ª. Subseção da OAB SP, “De Olho no Fórum”, que tem por objetivo avaliar a qualidade dos serviços forenses prestados pelos cartórios judiciais nos fóruns. A enquete contou com participação maciça da advocacia da Subseção e assim, foi colhida a opinião dos associados sobre os Fóruns das Comarcas de Ribeirão Preto, Serrana, Cravinhos, Santa Rosa de Viterbo, Jardinópolis e São Simão (Justiça estadual).
Segundo o Presidente Domingos Stocco, alguns ofícios tiverem resultados razoáveis, todavia, mais de 12 cartórios só na Comarca de Ribeirão ficaram abaixo da média. Alguns cartórios das cidades da região que compõem a Subseção foram ainda piores.
“Nós esperamos do Judiciário o entendimento que a advocacia mal atendida no fórum, compromete todo o conceito de Justiça, no entanto, sem caça às bruxas, mas de uma forma responsável e no papel que nos cabe, levamos os resultados à Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), cobrando a melhora dos serviços” disse Stocco.
Além do envio ao Corregedor-Geral da Justiça do TJSP, informando o resultado da pesquisa, foram também encaminhados ofícios aos juízes das Varas, aos coordenadores e às secretarias dos cartórios.
O Diretor Glauco Polachini Gonçalves, diretor responsável e representante da subseção no fórum disse que as avaliações seguem o processo implantado pela gestão da subseção: “No primeiro momento estabelecemos uma parceria com a direção do fórum, que nos possibilitou ainda em 2013 conseguir acabar com o problema histórico da fila do protocolo, a pesquisa segue essa premissa de qualificação dos serviços à advocacia.
Os itens avaliados pelos advogados foram: agilidade do Cartório na execução de providências necessárias ao andamento dos processos, recursos para execução dos serviços (espaço físico de trabalho e atendimento, mobiliário, equipamento e material), cordialidade do atendimento, capacidade do servidor para realizar o atendimento e tempo médio de espera na fila para atendimento.
Campanha começa no Fórum trabalhista
A Campanha de “Olho no Fórum” começa a toda no fórum trabalhista a partir desta quarta-feira (25), os itens avaliados serão os mesmos da pesquisa realizada no fórum estadual com o diferencial que o(a) profissional poderá responder a enquete além da ferramenta on-line (aqui), em papel.
A análise dos trabalhos nos fóruns que compõem a subseção será contínua, segundo o vice-presidente Fabio Esteves de Carvalho: “Vamos ter que repetir todo esse trabalho, até para ver se o serviço estadual avançou no melhor atendimento à advocacia, então enxergamos que será uma regra a análise anual dos cartórios e dos serviços ali prestados”, disse Carvalho.
Veja a avaliação completa da Campanha “De Olho no Fórum” em Ribeirão Preto e Região: