O Exame da Ordem como mecanismo de tutela do interesse coletivo

A 12ª Subseção da OAB- SP ressalta a importância de tratarmos sobre a proliferação indiscriminada de cursos de direto de má qualidade, visto que o Brasil tem quase o dobro de cursos de direto que a China, por exemplo, o que reflete na capacitação e qualidade do futuro advogado.
O exame da Ordem é uma valiosa ferramenta que mensura a qualificação do bacharel para exercer a profissão, isto é, verifica se ele possui conhecimento teórico e prático mínimo para exercer a Advocacia.
A mercantilização dos cursos jurídicos é uma triste realidade, haja vista que o Direito não é curso de segunda opção, mas sim o que há de mais sério e valioso numa sociedade e deve ser exercido por pessoas aptas, com espírito de servir e proteger o Estado Democrático.
A preocupação com a formação do jovem advogado se dá no sentido de garantir a excelência por meio do Exame da Ordem, que por sua vez se apóia no processo duradouro e contínuo da graduação que instrui e qualifica o estudante para que este venha a se tornar um agente de transformações sociais.