Entrevista com a Comissão de Empreendedorismo da Subseção
A Comissão de empreendedorismo (CE) da Subseção tem como base de estudos as possibilidades e a capacidade do advogado(a) empreender, de entender as mudanças hodiernas e vencer os desafios impostos pela profissão, confira a entrevista que fizemos com três membros da CE.
Ascom OAB 12: Dr. Roberto, qual é o papel da Comissão de Empreendedorismo da Oab da 12 Subseção?
Dr. Roberto Carlos Nascimento: A nossa missão é despertar a capacidade de empreendedorismo no meio jurídico. Em especial, no advogado que é sócio, empresário e empreendedor. O objetivo é disseminar a mudança de mentalidade (mindset) com o intuito de visualizarem o futuro do seu negócio e estruturarem o escritório gerando resultados mensuráveis.
Ascom OAB 12: O Que é empreendedorismo? Quais as competências que esse profissional possui?
Dr. Roberto Carlos Nascimento: O empreendedorismo está relacionado à criação de empresas ou produtos novos, a agregar valor, identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos, assumindo riscos financeiros.
O perfil empreendedor é visionário, ousado, criativo, inovador, corajoso e curioso. É atualizado com informações e novidades, faz parcerias, visualiza negócios futuros e assume riscos.
Ascom OAB 12: Por que o empreendedorismo na advocacia?
Renata Uchôa: De modo geral, o mercado vem passando por várias transformações de forma acelerada. E o meio jurídico precisou se remodelar para acompanhar essas mutações. Além da mudança no cenário econômico, existem mais de 1 milhão de advogados, segundo o CNJ. A concorrência é grande. O profissional precisa sair do convencional para se destacar. O conhecimento técnico deixou de ser o diferencial do advogado, apesar de ser o propulsor para a criação de autoridade e componente importante para a execução do trabalho com qualidade.
A exigência das empresas em relação ao jurídico também mudou. O advogado precisa entender o negócio e a necessidade do cliente para melhor assessorá-lo. O fator decisivo de contratação de um serviço envolve vários aspectos. Por trás das defesas e petições, dentre outros componentes, é importante ser ético, comprometido, ter compostura, integridade, manter um bom relacionamento, atender prontamente, dar feedback sobre o andamento do processo, ter estrutura física organizada e compatível com o tipo de cliente para o qual você advoga.
Adquirir conhecimento em áreas fora do Direito e desenvolver novas habilidades é primordial para o profissional do século XXI agregar competências comportamentais, tornar-se competitivo e diferenciado no mercado. E o empreendedorismo se conecta com esse cenário do advogado contemporâneo.
Ascom OAB 12: Quais são as ações que a Comissão vem desenvolvendo em prol dos advogados?
Wagner Carvalho: Promovemos várias palestras com profissionais renomados e temas diferenciados, por exemplo: “Coach na advocacia”, “Modelagem de negócio: eu estou fazendo algo diferente?”, “Marketing Jurídico como aliado da Advocacia Moderna”, “Segurança Digital: meu escritório está protegido?”, “Liderança Empreendedora”, “Educação Financeira e o Profissional Liberal”etc.
Divulgamos artigos, entrevistas e vídeos publicados no Facebook da comissão, todos voltados ao empreendedorismo e à gestão de escritório.
Fizemos parcerias com alguns grupos de empreendedores com o intuito de ampliar o conteúdo disseminado (Oppen Coffe, Supera Parque, Gas – Laboratório inovador da Barão de Mauá, Mover – Movimento Empreendedor).
E saímos do convencional convidando profissionais especialistas em empreendedorismo, coach, gestão de escritório, planejamento estratégico, modelo de negócios, TI, marketing, finanças e pessoas.
Ascom OAB 12: Quais os planos da Comissão para 2018?
Renata Uchôa: Os advogados e os estudantes de direito podem aguardar muitas novidades.
A Comissão foi dividida em vários núcleos de gestão para disseminar com qualidade e organização o conhecimento relacionado ao empreendedorismo e à gestão de escritório. Teremos grupos de Gestão Estratégica, Gestão Legal nas Universidades, Gestão Financeira, de Pessoas, Inovação, Comunicação e Conflitos.
Criamos o projeto Mentoria que conta com a assessoria de profissionais experientes e membros da comissão para auxiliar os advogados no que precisarem em relação ao empreendedorismo, à gestão do escritório e à carreira.
Fizemos parceria com o CRA – Conselho Regional de Administração e estamos em contato com outros conselhos e faculdades.
Os eventos serão diferenciados porque a nossa proposta é sair do formato padrão de palestras e criar eventos lúdicos. Mas haverá palestras também.
Ascom OAB 12: Como as pessoas podem encontrar informações sobre os eventos da Comissão?
Wagner Carvalho: Basta nos seguir nas redes sociais facebook: @comissaoempreendedorismojuridico e instagram: comissão.empreendedorismo ou entrar em contato com os membros da comissão pelas redes sociais.
A OAB também divulga todos os eventos enviando e-mail aos advogados registrados na Ordem.