Tem início o VIII Encontro Anual AASP, em Ribeirão Preto
Mais de 400 inscritos prestigiaram a abertura do evento
Teve início nessa quinta-feira, 25, em Ribeirão Preto, o VIII Encontro Anual AASP. O evento, que continua nesta sexta, 26, e amanhã, sábado, 27, discutirá temas das áreas do Direito Constitucional, Processual Civil, de Família, do Consumidor, Penal e da prática da advocacia, com a participação de 30 expositores. O encontro reuniu participantes de Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Minas Gerais, Rio de Janeiro e de quase 70 municípios do Estado e da capital.
A mesa solene foi composta pelas seguintes autoridades: Marcelo von Adamek, presidente da AASP; Duarte Nogueira, prefeito do município de Ribeirão Preto; Domingos Assad Stocco, presidente da 12ª Subseção da OAB de Ribeirão Preto; Caio Augusto Silva Santos, secretário-geral da OAB-SP; Carlos José Santos da Silva, presidente nacional do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados; juiz Silvio Hiroshi Oyama, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; desembargador Alcides Leopoldo e Silva, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; juiz Paulo César Gentile, diretor do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto; juiz federal João Eduardo Consolim, diretor da Justiça Federal de Ribeirão Preto; e o vereador Renato Zucoloto.
Manifestaram-se na cerimônia de abertura o presidente da 12ª Subseção da OAB, Domingos Assad Stocco, e o prefeito Duarte Nogueira. Ambos enalteceram a iniciativa da AASP de realizar um evento da qualidade e magnitude do VIII Encontro Anual na cidade de Ribeirão Preto.
Ao fazer uso da palavra, o presidente da AASP, Marcelo von Adamek, agradeceu a presença das autoridades, dos palestrantes, participantes, conselheiros e diretores da Associação. Lembrou a importância dos encontros no calendário cultural da entidade e a valiosa contribuição que eles trazem para o convívio e a confraternização da advocacia, sobretudo pela atualização profissional que promovem.
Em seu breve discurso, Adamek também falou sobre o atual momento político brasileiro. “Neste cenário, o papel do advogado é fundamental. O advogado não atrapalha; o advogado postula, o advogado defende, de forma intransigente, o respeito às regras jurídicas e, portanto, não podemos e não devemos aceitar passivamente agressões gratuitas à nossa atividade, pouco importa de onde elas provenham. O advogado é indispensável à administração da justiça; ele é partícipe necessário da administração da justiça, e não espectador ou coadjuvante. Reafirmar isso é nosso dever, e é o que sempre faremos, tanto mais em tempos de crise”.
Após a abertura, o ministro aposentado do STF Francisco Rezek proferiu aula magna com o tema “Os grandes conflitos do Direito na atualidade”.
Veja a programação desta sexta-feira, 26, e do sábado, 27, em www.aasp.org.br/encontro
Fonte AASP