12ª Subseção realiza palestra “Jurimetria e CNJ -Mediação e Conciliação Avaliadas Empiricamente”

No último dia 21 a 12ª abriu suas portas para toda a advocacia e sediou a palestra ” Jurimetria e CNJ -Mediação e Conciliação Avaliadas Empiricamente”. O evento contou com Dra. Lucina Romano Morilas e o Prof. Evando Marcos Saidel Ribeiro como palestrantes.

Durante os anos de 2013 a 2018, cerca de 75 mil processos foram finalizados na comarca de Ribeirão Preto, com base nesse histórico o evento teve como intuito apresentar uma análise jurimétrica desses processos que permite avaliar como os mesmos foram finalizados (se por acordo, se por sentença de mérito procedente ou improcedente, se houve liminar), por cada vara e também por assunto.

Essa análise do que aconteceu nos processos, já finalizados, auxilia a advocacia a projetar uma ideia do que pode acontecer com um processo semelhante no futuro. A pesquisa inicialmente foi realizada com os processos finalizados por homologação (ou seja, após um procedimento de conciliação ou mediação), com o objetivo de determinar pontos para melhoria no processo.

A jurimetria tem muito a auxiliar o operador do direito na forma de direcionar seu trabalho.

A palestra foi coordenada pelo Departamento de Cultura e Eventos da 12ª Subseção da OAB-SP, que tem como Presidente o Dr. André Luiz Carrenho Geia e pelas Comissões de Direito Digital, Internet e Tecnologia da instituição e Conciliação e Mediação, que tem como respectivos Presidentes o Dr. Rafael Barioni e Dr. Guilherme Bertipaglia Leite da Silva.

Confira as fotos do evento.