Uma data de grande conquista para toda a advocacia da Subseção

Durante palestra, Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, anunciou que atenderá a demanda de reforma proposta pela Subseção

oabcasa

A noite do dia 04.10, pode ser considerada uma data de conquistas para a advocacia da 12ª. Subseção da OAB/SP. Durante suas explanações na palestra que ministrou – “Batalhas e gestões da OAB SP sobre o Processo Eletrônico e para combater o Provimento que autorizou os cartórios extrajudiciais a realizarem conciliação e mediação” –, o presidente da OAB SP, anunciou que a Seccional atenderá os pedidos da Diretoria, de reforma da Casa da Advocacia da Subseção.

reforma4

Logo após a abertura dos trabalhos, o presidente da Subseção, Domingos Stocco, em suas palavras agradeceu a presença do presidente da Seccional – “Um parceiro de primeira hora” –, assim como disse que era um motivo de orgulho receber também o presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Fábio Canton e o Secretário Geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, “(…)um amigo qual conversamos semanalmente sobre providências a favor da advocacia”, disse. “Presidente, temos que agradecer todo o apoio de São Paulo em muitas de nossas demandas. Com ajuda de São Paulo somos hoje, senão a mais adiantada, uma das mais adiantas subseções na certificação digital. Também em relação aos eventos, o nosso departamento de Cultura e de Eventos com o apoio de São Paulo já realizou nesse ano, mais de cinquenta eventos, um recorde na advocacia do interior. Agora, Senhor  Presidente, precisamos da ajuda da Seccional para concluirmos esse prédio de trás que abrigará a CAASP e na parte debaixo, temos um projeto que é um compromisso, de dar maior espaço a ESA. E por fim, e tão importante quanto, precisamos dar início a uma grande reforma em toda nossa Casa”, discursou.

Presidente da CAASP Fábio Canton, discursou na sequência e falou sobre a história e enumerou a série de trabalhos do órgão que é um braço assistencial da OAB. “A CAASP na última gestão vendeu mais de 16 milhões de caixas de remédios em todas as nossas 33 farmácias instaladas nas Regionais em todo o estado. Temos hoje, 63 consultórios odontológico próprios da Caixa. Só na nossa venda de livros conseguimos, desculpem a coincidência de números, 16 milhões em descontos para advogados de todo o estado”, disse.

reforma3

Presidente Marcos da Costa não se limitou a falar nos dois temas da palestra, fez uma defesa incisiva dos valores e da independência da advocacia. Fez referência também aos 25 anos da Constituição Federal e citou o artigo 133 “onde diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça”. De maneira didática pontuou a série de embates, nesse ano, da OAB SP com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Condenou desde as mudanças repetidas de horário de atendimento nos fóruns paulistas  – “que cerceiam o trabalho do advogado”, disse –assim como também defendeu a independência na indicação do representante da Ordem no concurso da Magistratura. De maneira, não menos velada atacou o Provimento 17, que autorizava cartórios extrajudiciais a realizarem conciliação e mediação. Todas ações combatidas pela entidade e, em sua maioria, com liminares deferidas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em favor da OAB.

No final de sua palestra, veio a boa nova. O presidente da Seccional em nome de toda OAB SP atendeu ao pedido de reforma do prédio da Casa da Advocacia.

reforma2

“Não é um reforma simples, nem barata, ele terá três etapas. Primeiro reformaremos a parte de fora. Adaptando às questões de segurança e acessibilidade. E naquilo que hoje os profissionais da área chamam de ´repaginada´, depois partiremos para reformar do nosso ginásio e por fim toda a parte interna, vamos reformar de banheiros às salas”, disse.

Reforma

DSCN0779A reforma já havia sido pauta de uma reunião na sede da Seccional, no mês de Agosto, entre o Presidente Stocco e o Secretário da OAB/SP,  Caio Augusto Silva dos Santos.
Presidente Stocco ao final do evento se disse satisfeito com o compromisso firmado pela Seccional. “Quero antes agradecer a Seccional, é uma grande conquista que traz uma satisfação imensa, é uma realização coletiva dos colegas do nosso grupo gestor, que correram atrás de engenheiros, arquitetos, orçamentos e diversos outros profissionais. Nossa expectativa é grande pelo começo das obras, pois, a advocacia clamava e merece uma melhora da nossa Casa”, concluiu.