Advocacia de Jardinópolis passa por grandes transformações

Segunda etapa da grande reforma é a consolidação da união da advocacia
20 de setembro de 2015
Final da Copa Integração 24.09
21 de setembro de 2015

Advocacia de Jardinópolis passa por grandes transformações

jardel1A advocacia da Comarca de Jardinópolis vem enfrentando desafios desde sempre, mas o agravante da implantação da Penitenciária em Jurucê (distrito de Jardinópolis), fez surgir cerca de 2.000 processos de execução criminal no cartório da comarca, desde então, qual já sofria com o déficit de funcionários.

Em um período de cinco anos, segundo o Coordenador Comissão de Integração das Subseções da 12ª. Subseção, Cristiano Jacob Shimizu, houve uma perda de cerca de 30% dos funcionários daquele fórum, muitos por remoção ou por transferência à outras comarcas.

A estrutura física do prédio do fórum também é um grande desafio, pois, é muito antiga com problemas sérios de infiltração e estrutura. Contudo, some-se a isso a morosidade na prestação jurisdicional, acarretada pela falta de serventuários e juízes transformou um obstáculo o exercício da advocacia.

Em reunião com o juiz e diretor do Fórum Estadual de Ribeirão Preto, Dr. Sylvio Ribeiro, o presidente Domingos Stocco deu o primeiro passa para as soluções dos problemas, em primeiro negociou a transferência dos processos de execução criminal para Ribeirão Preto, o que aliviou imediato no cartório de Jardinópolis.

 

Outros benefícios

Com o pleito deferido, a subseção negociou também com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), uma série de outros benefícios que já foram implementados, entre eles: Força Tarefa consistente no envio de serventuários extras para ajudar no tramite dos processos e o Auxílio Sentença.

 

Estrutura do prédio

A situação precária do prédio além de desconfortável, inviabiliza a prática advocatícia; entre as tratativas da advocacia também foram incluídas a reforma total do prédio, ainda em negociação; porém, o início da reforma estrutural começou já pelo telhado.

A subseção também negociou com a Seccional a reforma da sala da OAB, uma reunião entre os presidentes em meados de 2014, Marcos da Costa da OAB SP e o presidente Domingos Stocco viabilizou a inauguração das novas instalações no último dia 16. A sala foi toda reformada e reestruturada para uso da advocacia.

jardel2

Reunião Inédita de trabalho entre Judiciário e OAB

No início de Setembro, aconteceu uma reunião inédita, onde estavam presentes, o presidente Stocco; o diretor da subseção, Glauco Polachini Gonçalves, o coordenador Cristiano Jacob Shimizu; o representante da Subseção na Comarca, Juscelino Donizetti Correa e os magistrados Sylvio Ribeiro, Joice Iati Salgado e Mariana Tonoli Angeli; visando unir forças para a melhoria da prestação jurisdicional, foi estabelecida uma série de melhorias em benefício da advocacia local.

“É a primeira vez na história de Jardinópolis que o Judiciário e a OAB se unem em busca de melhorias comuns; também é inédita essa aproximação e forte diálogo entre um presidente de Subseção com a Corregedoria do TJSP; dividimos essa conquista com toda a advocacia local e faço jus ao nosso presidente Stocco e aos colegas Juscelino Donizetti Correa e João Bortolin, colegas sempre atentos e dispostos a colaborar.”, disse Shimizu.

Os comentários estão encerrados.