VIII Encontro Anual AASP, com apoio da 12ª. Subseção, em Ribeirão Preto, foi um sucesso

domingos

Durante três dias, associados de 70 municípios do estado, da capital e de sete Estados do país prestigiaram o VIII Encontro AASP, em Ribeirão Preto, realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio.

“Ribeirão Preto foi nesses três dias, a capital nacional do ensino de direito”, disse o presidente Domingos Stocco que abriu o evento.

Com mais de 400 inscritos, o evento foi considerado um sucesso tanto pelos organizadores e dirigentes da Associação quanto pelos participantes, que tiveram a oportunidade de assistir a mais de 30 palestras sobre temas atuais do Direito proferidas por ilustres juristas de projeção nacional, professores e expoentes da advocacia. Estiveram presentes, entre outros nomes de destaque do mundo do Direito e acadêmico, Nelson Nery Junior, Sidnei  Beneti, Rogéria Dotti, Flávio Luiz Yarshell, Francisco Rezek, Paulo Henrique dos Santos Lucon, Roberta Nioac Prado, Régis Fernandes de Oliveira e Antonio Ruiz Filho, ex-presidente da AASP.

“Há anos vínhamos em tratativas com a AASP, com parcerias como a campanha de Olho no Fórum, como também demonstrando a força da nossa advocacia local, que sim, estávamos preparados para receber esse grandioso evento”, completou o presidente Domingos Stocco.

Foram dias de atualização profissional, aprendizagem, conhecimento e, sobretudo, relacionamento. Certamente todos saíram do VIII Encontro mais bem informados e atualizados para enfrentar o dia a dia do exercício profissional, que, como ficou demonstrado por vários dos expositores, está a exigir da advocacia firmeza e união.

O encontro contou com palestras sobre o novo Código de Processo Civil, Direito Constitucional, de Família, do Consumidor, Trabalhista, Penal e a prática da Advocacia e foi permeado também por reflexões sobre o atual momento político nacional, o protagonismo do Supremo Tribunal Federal, o ativismo judicial, a criação normativa pelos tribunais e o neoconstitucionalismo.

 

A diretora cultural, Fátima Cristina Bonassa Bucker, ao encerrar o evento no sábado, 27, fez um agradecimento especial ao presidente da 12ª Subseção da OAB, Domingos Stocco, pela acolhida e recepção, aos participantes, aos diretores e conselheiros da AASP e, num balanço bastante rápido sobre o atual cenário político e institucional, alertou: “No fundo nós padecemos de um problema, que é O desrespeito à Constituição”.

Ela finalizou: “Estamos taciturnos, mas nutrimos grandes esperanças. Espero que todos tenham aproveitado muito este encontro e carreguem daqui, como resultado, a multiplicação desse conhecimento e das críticas que foram compartilhadas durante esses três dias. E que possamos, todos nós, os advogados, ser instrumentos de mudança. Vamos juntos, vamos de mãos dadas”.

Vale rememorar e destacar mais uma vez as palavras do presidente Marcelo von Adamek no seu discurso de abertura do VIII Encontro Anual AASP, ao falar sobre o atual momento pelo qual passa o país: “Neste cenário, o papel do advogado é fundamental. O advogado não atrapalha; o advogado postula, o advogado defende, de forma intransigente, o respeito às regras jurídicas e, portanto, não podemos e não devemos aceitar passivamente agressões gratuitas à nossa atividade, pouco importa de onde elas provenham. O advogado é indispensável à administração da Justiça; ele é partícipe necessário da administração da justiça, e não espectador ou coadjuvante. Reafirmar isso é nosso dever, e é o que sempre faremos, tanto mais em tempos de crise.”

Prestigiaram o VIII Encontro diversas autoridades e também diretores e conselheiros AASP, além dos ex-presidentes: Renato Luiz de Macedo Mange, Antonio Ruiz Filho, Marcio Kayatt, Arystóbulo de Oliveira Freitas e Leonardo Sica.

Fonte e colaboração AASP