Palestra Análise Crítica do Projeto para um Novo Código de Processo Civil

palestra1procA Casa do Advogado, sede da 12ª. Subseção da OAB SP recebeu na noite de ontem, 19h, a palestra Análise Crítica do Projeto para um Novo Código de Processo Civil, ministrada pelo  Prof. Luiz Rodrigues Wambier,  mestre e doutor em Processo Civil e autor de várias obras de Processo Civil. Apalestra foi promovida pelo Departamento Cultural e de Eventos da Subseção.

Representando a diretoria da 12ª. Subseção, compuseram a mesa dos trabalhos, o Coordenador da Comissão Gestão de Escritório e Departamento Jurídico, José Rubens Hernandez; a Secretária-Adjunta Renata de Carlis Pereira e o Presidente Domingos Stocco.

Com o auditório tomado por colegas advogados de todas as comarcas que compõem a Subseção que puderam acompanhar uma palestra magnânima sobre os avanços debatidos no Projeto para um Novo Código de Processo Civil

Presidente Domingos Stocco fez questão de agradecer ao Coordenador Hernandez: “Foi excepcional a palestra do Prof. Wambier. Reitero o agradecimento a José Rubens Hernandez que nos ajudou a realizar o evento, e ao Prof. Wambier e a Editora Revista dos Tribunais, pela palestra esclarecedora. Ficamos satisfeitos não só pela excelência da  palestra mas também pelo compromisso firmado pelo prof Wambier em retornar assim que possível, na nossa  querida 12a. Subseção”, disse o presidente.

Veja outros pontos do relatório do novo Código de Processo Civil

– O relatório inclui no novo CPC conceitos e normas gerais de processo eletrônico. O texto também admite o julgamento eletrônico dos recursos e das causas de competência originária que não admitem sustentação oral;

– Há mecanismos para incentivar a conciliação e mediação nas causas;

– O relatório incentiva a jurisprudência, determinando que os juízes sigam súmulas e julguem de acordo com precedentes;

– A norma prevê que as causas sejam julgadas por ordem cronológica, evitando que causas antigas fiquem sem julgamento. A regra, no entanto tem algumas exceções para recursos e outras hipóteses.

Continua:

Íntegra da proposta:

Colaborou: site Câmara