OAB PROMOVE DEBATE SOBRE ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Palestra da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência traz cidadania à Casa do Advogado

No dia 01.07 aconteceu na Casa do Advogado a Palestra ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM DIREITO DE TODOS.

Mais um evento entre diversos promovido pela Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência (CDPD); além do caráter técnico, onde se debateu os direitos das pessoas com deficiência, foram abordadas políticas públicas efetivas, fomentando um vínculo de compromisso dos presentes com o tema.

Foi exposto por um dos participantes, que um evento dessa natureza de conscientização, leva o grande público a grandes lições de cidadania; as mais de 100 pessoas presentes, entre elas membros do COMPPID (Conselho Municipal de Promoção e Integração da Pessoa com Deficiência), engenheiros, arquitetos, membros da sociedade civil e advogados puderam acompanhar exemplos de políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência.

Antes do início dos trabalhos houve uma apresentação de capoeira no plenário da Casa do Advogado, que emocionou a todos, com a coordenação do professor e psicólogo Felipe Gomez da AAPSI (Associação de apoio ao psicótico) e participação dos seus alunos; a apresentação faz parte do projeto de inclusão da AAPSI através da capoeira de pessoas com diagnostico de transtorno mental.

Trabalhos

Representando a Diretoria da 12ª Subseção, Renata de Carlis Pereira presidiu à mesa dos trabalhos; a promotora do evento, Samira Fonseca, presidente do COMPPID e Coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência ao discursar abordou a temática da comissão qual coordena: “É de suma importância o aprofundamento do debate dos direitos das pessoas com deficiência, é importante que cada um de nós seja um célula de cidadania a esclarecer, a cobrar, a exigir garantias desses direitos”, disse.

Também compuseram à mesa dos trabalhos, a Secretária Municipal da Assistência Social,  Maria Sodré; Eliana Tradi, representando a Secretária Municipal da Educação; Felipe Gomez AAPSI; Joao Paulo Figueiredo Presidente AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto); e os palestrantes Rebecca Bezerra Promotora de Justiça da cidade de Natal, Rio Grande do Norte: e José Antonio Lanchoti Arquiteto Urbanista da Secretaria de Ribeirão Preto.

A primeira palestra ACESSIBILIDADE: UM COMPROMISSO SOCIAL, TÉCNICO E ÉTICO, foi ministrada pelo arquiteto e urbanista José Antonio Lanchotti.

A segunda palestra, REBECCA BEZERRA PROMOTORA DE JUSTIÇA, especialista nos direitos das pessoas com deficiência e do idoso, fechou os trabalhos com a palestra ACESSIBILIDADE, UMA QUESTÃO DE DIREITOS E PRINCÍPIOS.

Renata de Carlis Pereira ressaltou os relevantes trabalhos promovido pela CDPD: “É uma das meninas dos olhos da Subseção, a todos evento recebemos esse caldo de cultura e cidadania, umas das responsabilidades históricas e que sempre foi compromisso da OAB”, finalizou.

#Fotos Fabrício Dantas