OAB apoia iniciativa de Setor de Mediações

Setor tem objetivo ser uma eficiente ferramenta de resolução de casos primários através de acordos

No dia 29.04, aconteceu no auditório Ilka de Moura Lacerda, solenidade de inauguração, do Setor de Mediações do Moura Lacerda. O Setor de Mediação foi criado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário e sua seção funcionará em conjunto com o Juizado Especial Cível (JEC).

O objetivo do Setor de Mediações é ser uma eficiente ferramenta de resolução de casos primários através de acordos. Com a mediação preventiva, em muitos casos o acordo evita de se levar o litígio à Justiça, dando celeridade às soluções, contudo, desafogando os serviços do Fórum.

O evento também faz parte das comemorações dos 90 anos de existência da Instituição de ensino.
Na ocasião da inauguração, palestraram as convidadas Marisa Japur, Cristina Ruffino e Édna Costa do Instituto Conversações, dando explicações teóricas sobre o conteúdo e o papel do profissional advogado para o sucesso na resolução de conflitos.  Esteve também presente ao evento, o conselheiro da OAB SP, Cid Velludo.

Mediação

Conhecida por ser uma alternativa de pacificação, a mediação é um método que cria novas oportunidades de um consenso mais rápido e menos custoso procurando favorecer todas as partes interessadas.
Para a professora e coordenadora do NPJ, Flávia Meziara a criação do setor é uma oportunidade única aos alunos. “Os futuros profissionais que hoje atuam em nosso escritório podem por em prática o aprendizado obtido em sala de aula. Isso quebra a cultura do Brasil e de outros países de proporem ações na Justiça antes de tentar solucionar os conflitos por meio da mediação que, muitas vezes, é cabível”, disse.
Estiveram representando a 12ª.  Subseção da OAB/SP, os coordenadores da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da entidade, Antonio David de Oliveira Torres e Ana Lúcia Martins, que falou à reportagem: “A prática da mediação é a justiça do futuro. É o trabalho do advogado em uma nova plataforma que só tem a beneficiar a comunidade com rapidez na solução dos casos”, finalizou.