Entrevista: Departamento Cultural e de Eventos – Professor André Geia

Vice-Presidente e Coordenador do Departamento Cultural e de Eventos fala sobre os novos caminhos da área cultural

2013-04-29_15-13-35_295Professor Geia, quais as principais propostas do Departamento de Cultura e Eventos?
A proposta do Departamento Cultural e de Eventos é dar maior amplitude aos trabalhos da Ordem, através de uma remodelação do departamento, fazer com que ele seja além de um instrumento que visa a realização de palestras, como aprimoramento profissional e qualificação técnica, que é importante, fundamental, mas também que seja um fomentador de um espaço realmente cultural ao advogado.

Ampliar as palestras, mas também os tipos de eventos?
Sim, vamos realizar eventos de artes em geral, música, literatura, seja literatura jurídica ou literatura em geral. Na área de eventos, importante ressaltar que todos são feitos em consonância com o nosso departamento, e por isso, trabalhamos para realizar eventos culturais na Casa do advogado para que o advogado tenha seu espaço de troca de ideias, de lazer e cultura. Criamos um espaço além da qualificação técnica.

A intenção é aumentar a frequência de colegas na Casa do Advogado?
Não só na Casa do Advogado. Veja agora, estamos firmando parceria com outras entidades que proporcionaram um espaço cultural mais amplo ao advogado.
Professor, o senhor por ser jurista e, sobretudo, tem um lastro na área acadêmica e cultural, é por isso a importância dada a essas questões?
Temos uma experiência de mais de vinte anos de magistério, ligado a várias instituições de ensino e, sempre notei que a área cultural é de extrema importância na vida do profissional, pois, além de proporcionar conhecimentos específicos, também amplia horizontes e lazer as pessoas.

Por que é importante ampliar a área cultural?2013-04-29_15-13-47_105
Primeiro, pela entrada de novos profissionais no mercado, partimos do pressuposto que temos que oferecer a eles, condições para que conseguiam efetivamente ter um espaço cultural, além da atividade profissional. E o departamento é um espaço importante para esse novo profissional e para aquele profissional que está no mercado há muito tempo, mas distante dos meios acadêmicos, ele vai poder através do departamento de Cultura e Eventos, ter uma reciclagem, ter um espaço para troca de ideias, aprimoramento dos seus conhecimentos profissionais e intelectuais.

Essa proposta tem haver com a nova parceria que o senhor está articulando?
Também, pois temos a proposta de realizarmos eventos com a nossa Seccional. Hoje nós temos na seccional, centenas de palestrantes dispostos a vir a nossa subseção, o que já estamos dando andamento. Ainda, estamos ampliando parcerias com entidades de ensino respeitadas, estendendo outras perspectivas aos profissionais, como por exemplo, as tratativas que temos com Faculdades de Direito de Ribeirão Preto e região para também usar esses espaços e dar mais opções aos nossos advogados em seu aprimoramento profissional. E outras parcerias que já estão a caminho.

E já tem evento programado?
Isso, além de promovermos eventos diretamente pelo departamento cultural, fazemos parcerias de apoio. No mês de abril mesmo, apoiamos um grande evento com o IBCCRIM e teremos agora no mês de maio, um evento que será realizado pelo IBDFAM. Enfim, são vários eventos que, embora não atuamos diretamente, damos apoio de logística, divulgação, estrutura, justamente por interessar diretamente a nossa classe.

Sempre com casa cheia, professor?
Felizmente, isso já virou uma rotina em pouco tempo de gestão. Temos percebido que os colegas vêm aderindo em massa, muitos eventos com lista de espera. E isso é bom, demonstra que estamos no caminho certo. O advogado vem retornando a frequentar a Casa do Advogado, percebendo que ali é seu espaço, isso é motivo de muita satisfação.

Há toda uma discussão de melhor uso e de ampliação do prédio novo na Casa do Advogado, parece que o senhor defende que a ESA (Escola Superior da advocacia) tenha um espaço maior?
Já há uma ampliação no prédio, que abriga uma parte da ESA, e no prédio novo, defendemos o projeto de uma ampliação maior do que já está sendo feita, com vista para que o Departamento Cultural também possa fomentar novos cursos. Importante falar da ESA, pois estamos dando um novo impulso nela, com a nomeação do novo coordenador, professor João Batista de Araújo jr, já nomeado, com o desafio de dar ainda uma maior dinâmica nos trabalhos da nossa escola. Já nesse mês de maio, estamos também fechando um curso de processo digital e peticionamento eletrônico pela ESA. Esse já é um curso, que vai além da palestra habitual, é um curso de no mínimo 15 horas para todos os advogados.

Professor, um último recado, para os colegas advogados.
Os colegas podem perceber que ampliamos muitos os canais de comunicação com a advocacia, alguns deles novos, tentando chegar ao maior número possível de colegas, possível. Esperamos que todos tenham a oportunidade de usufruir dos os serviços da OAB e que nos ajudem a melhorar ainda mais nossa entidade. A nossa casa é uma casa muito bem estruturada, precisamos ter sempre o advogado nela presente, seja por lazer, por esporte, por aprimoramento cultural e profissional. Essa é nossa meta.