Entrevista com o presidente Domingos Stocco

domingosprerrogativaPresidente Domingos Stocco, reeleito presidente da 12ª Subseção da OAB, um novo mandato, o que você pode falar sobre esse novo momento?

R. Da melhor maneira possível e com profundo otimismo. A gratidão é imensa pelo reconhecimento da advocacia ao trabalho realizado. Estamos realizando uma travessia juntamente com toda a advocacia; e quero confidenciar,  a emoção é grande e absoluta, assim como a responsabilidade.

 

E a campanha?

R. Foi árdua e pesada em alguns momentos, mas, inegavelmente foi uma festa linda, mais de quatro mil advogados presentes demonstrando o quanto a advocacia é e está preocupada com a sua entidade. A estes, nossos agradecimentos pelo exercício do voto e da democracia, que nos fortalecem. Nesse momento quero cumprimentar meus adversários temporais no pleito, Jorge Sanchez e Maria Conceição, assim como a todos os membros e colegas de suas chapas, por esse grande pleito. Agora somos todos OAB. Quero agradecer de forma infinita a cada um que ajudou nessa campanha, aos meus colegas de chapa, pessoas honradas e fiéis; a cada advogado e advogada militante, cada abraço e aperto de mão, cada um que depositou a confiança em nós. Vamos honrar o suor, o choro e voto de cada um que nessa eleição participou. Vamos adiante aprendendo, ouvindo e debatendo essa OAB cada vez mais presente na vida da advocacia.

 

E os projetos para o futuro?

R. São muitos considerando a base construída nesses últimos três anos. A abertura e a autonomia das comissões foi algo que funcionou e deve ser ampliado; o fortalecimento da nossa incansável Comissão de Prerrogativas; espaço ainda maior do já conquistado pela Jovem Advocacia que tem agora como primeira ação, e eu os apoio, a confecção de uma tabela de honorários de diligência pela OAB SP; o departamento social e de esportes também programaram já grandes eventos para o ano que vem; acabar as duas etapas da grande reforma que transformou a Casa da Advocacia; a ESA (Escola Superior de Advocacia) da subseção que já passou por uma mutação viverá uma revolução em termos de avanço pedagógico e estrutural. Um dos pontos fortes da nossa gestão nos últimos três anos foi o departamento cultura. Com a vigência do novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março, vamos focar com cursos via ESA e nos eventos pelo departamento cultural.

domingosaasp

 

Qual a meta do primeiro semestre de 2016?

R. É, com a advocacia, montar as comissões de forma plural para que sigam esse caminho da democracia participativa, um caminho como disse, sem volta. Nas próximas gestões será impossível de alguma forma administrar a OAB sem essa força e forma coletiva. Pessoalmente, a ideia é preparar a advocacia para enfrentar com naturalidade a vigência do Novo CPC, e entregar os 400 m2. de construção do prédio que chamamos carinhosamente da Jovem Advocacia (mais oito salas a disposição da advocacia). Também pretendemos, ainda no primeiro semestre, inaugurar o auditório de noventa lugares com mobiliário e todo o conforto e modernidade para a ESA. A tabela de diligências para a Jovem Advocacia e a valorização dos honorários são duas metas fixadas como trabalho duro nestes primeiros meses de nova gestão, somadas às prerrogativas.

 

E sobre as comarcas?

R. Fizemos trabalhos pontuais em cada subsede, e não vai diferente na próxima gestão, buscando uma integração ainda mais intensa. Além da reforma em salas e Casas da Advocacia, intervimos junto ao Tribunal de Justiça em ações como força tarefa em Jardinópolis. O que eu ouço dos colegas nas subsedes que eles se sentem mais integrados. Esse foi o primeiro passo, e nós já nos prontificamos de estar à disposição de cada advogado e advogada que compõem a Subseção.

 

Muito trabalho pela frente?

R. Muito, o trabalho não pode e não vai parar. Em cada canto ou assunto que puder  fortalecer e integrar a Advocacia podem contar com trabalho, muito suor e perseverança de fazer acontecer. E, novamente,  muito obrigado de coração a advocacia. Podem ter certeza, faremos jus a confiança e a responsabilidade que recebemos.