Descontentamento da advocacia com a Justiça é enorme, revela pesquisa

Levantamento feito por professores da USP mostra insatisfação

No dia 16.05, foi apresentado resultados de uma pesquisa realizada por docentes da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, que mostrou números negativos que beiram à quase unanimidade de insatisfação dos advogados paulistas com a Justiça brasileira.

Problemas como lentidão, ineficiência e custo são apontados por cerca de 90% dos entrevistados. A pesquisa também levantou números sobre igualdade, ineficiência, honestidade e acesso à Justiça (vide quadro abaixo).

Um dos coordenadores de Comissões da 12ª. Subseção OAB SP, Luis Scarpino Jr, comentou os números: “A pesquisa é reveladora, mostra que sobre a ótica da advocacia, o Judiciário tem muito a melhorar, as questões negativas apontadas pelos advogados interferem diretamente na vida do nosso cliente, do cidadão brasileiro”, disse.

Recentemente através do provimento 2.028 o  Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)  piorou ainda mais as condições de trabalho à advocacia, reduzindo o horário de atendimento nos Fóruns paulistas, deixando de atender a partir das 9h para as 11h; iniciativa que causou indignação entre a classe dos advogados.

A Diretoria enviou no dia, 06.05, moção de apoio ao Procedimento de Controle Administrativo da seccional da OAB SP contrário ao Provimento 2.028, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ainda, descontentes com o horário e em apoio à Seccional SP, advogados da Subseção começaram a campanha “Advogado não é visitante, advogado é parte da Justiça”. A campanha já tem a adesão de mais de quatro mil compartilhamentos nas redes sociais e recebeu apoio até da Seccional Fluminense. Uma das idealizadoras da campanha, Renata De Carlis Pereira, Secretária- Adjunta da Subseção falou à reportagem: “Não é com o cerceamento de duas horas de trabalho da advocacia no fórum que algo vá melhorar. Por isso nossa campanha é o reflexo do sentimento da nossa classe”, disse.

Com o atual horário, Muitos advogados reclamam que todo trabalho do dia-a-dia fica prejudicado. A precariedade da estrutura e falta de pessoal também é consenso nas reclamações da classe. O Presidente da 12ª. Subseção OAB SP, Domingos Stocco, ressalta a necessidade de investimentos na Justiça. “Primeiro quero enfatizar nosso respeito ao Judiciário. Todavia, o Judiciário clama por socorro, por mais estrutura, por mais pessoal. Para tanto a OAB defende que o Judiciário seja beneficiado com mais verbas, contudo, a advocacia precisa ser atendida em suas demandas, que são ungidas da sociedade.”, alertou.

Votação no CNJ

O julgamento do dia 14.05, foi suspenso com o pedido de vista  do corregedor Nacional  de Justiça, ministro Francisco Falcão, depois que foi sugerida a avaliação de uma “alternativa intermediária”, que não contrariasse integralmente o provimento e que não ofenda ainda a lei federal do Estatuto da Advocacia.

Votos a favor contra a norma do TJ-SP: Jorge Hélio, Guilherme Calmon, Silvio Rocha, Wellington Saraiva, Gilberto Martins, Bruno Dantas e Jefferson Kravchychyn.

Votaram pelo indeferimento: Joaquim Barbosa, Emmanoel Campello, Ney Freitas, Vasi Werner e Lúcio Munhoz.

Infográficos / A Cidade

Imagem Jornal ACidade