Comissão de Defesa e Direito dos Animais inspeciona Rodeio

Coordenador esteve em nome da Comissão em rodeio para que se preservasse os animais de possíveis violências.

buosiNa última sexta-feira, 03.05, representando a Comissão de Defesa e Direito dos Animais da 12ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/SP, o coordenador Carlos Renato Lira Buosi, esteve juntamente com a Polícia Ambiental de São Paulo e procuradores dos organizadores do evento, numa inspeção in loco do “brete” (local onde o peão de boiadeiro faz a montaria) no evento Ribeirão Rodeo Music, para acompanhar de perto a efetivação da Legislação Federal pertinente, quanto à utilização de apetrechos do rodeio (sedém, cordas, esporas, etc).

O coordenador falou à reportagem: “No intuito de fazer valer as previsões legais e buscar conhecer um pouco mais sobre este polêmico tema, estive presente pessoalmente no brete do rodeio para, com propriedade poder fazer os encaminhamentos pertinentes aos demais colegas da Comissão”, disse.

Apesar da Comissão se posicionar contra a realização dos rodeios e a utilização de animais para qualquer tipo de show, o trabalho de fiscalização foi no sentido de acompanhar a legalidade dos procedimentos, que ainda são amparados pela Lei Federal nº 10.519/2002, que dispõe sobre a promoção e a fiscalização da defesa sanitária animal, quando da realização de rodeios. Em resumo a referida lei prevê a não utilização de choques ou qualquer tipo de apetrechos que causem ferimentos aos animais.

“Trabalhamos respeitando a lei, mesmo que sejamos contrários, mas a evolução dos nossos trabalhos e dos direitos dos animais é justamente a restrição a qualquer tipo de violência contra os animais, isso faz parte do amadurecimento de todos por essa causa tão nobre”, finalizou Buosi.