Advocacia de Jardinópolis passa por grandes transformações

jardel1A advocacia da Comarca de Jardinópolis vem enfrentando desafios desde sempre, mas o agravante da implantação da Penitenciária em Jurucê (distrito de Jardinópolis), fez surgir cerca de 2.000 processos de execução criminal no cartório da comarca, desde então, qual já sofria com o déficit de funcionários.

Em um período de cinco anos, segundo o Coordenador Comissão de Integração das Subseções da 12ª. Subseção, Cristiano Jacob Shimizu, houve uma perda de cerca de 30% dos funcionários daquele fórum, muitos por remoção ou por transferência à outras comarcas.

A estrutura física do prédio do fórum também é um grande desafio, pois, é muito antiga com problemas sérios de infiltração e estrutura. Contudo, some-se a isso a morosidade na prestação jurisdicional, acarretada pela falta de serventuários e juízes transformou um obstáculo o exercício da advocacia.

Em reunião com o juiz e diretor do Fórum Estadual de Ribeirão Preto, Dr. Sylvio Ribeiro, o presidente Domingos Stocco deu o primeiro passa para as soluções dos problemas, em primeiro negociou a transferência dos processos de execução criminal para Ribeirão Preto, o que aliviou imediato no cartório de Jardinópolis.

 

Outros benefícios

Com o pleito deferido, a subseção negociou também com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), uma série de outros benefícios que já foram implementados, entre eles: Força Tarefa consistente no envio de serventuários extras para ajudar no tramite dos processos e o Auxílio Sentença.

 

Estrutura do prédio

A situação precária do prédio além de desconfortável, inviabiliza a prática advocatícia; entre as tratativas da advocacia também foram incluídas a reforma total do prédio, ainda em negociação; porém, o início da reforma estrutural começou já pelo telhado.

A subseção também negociou com a Seccional a reforma da sala da OAB, uma reunião entre os presidentes em meados de 2014, Marcos da Costa da OAB SP e o presidente Domingos Stocco viabilizou a inauguração das novas instalações no último dia 16. A sala foi toda reformada e reestruturada para uso da advocacia.

jardel2

Reunião Inédita de trabalho entre Judiciário e OAB

No início de Setembro, aconteceu uma reunião inédita, onde estavam presentes, o presidente Stocco; o diretor da subseção, Glauco Polachini Gonçalves, o coordenador Cristiano Jacob Shimizu; o representante da Subseção na Comarca, Juscelino Donizetti Correa e os magistrados Sylvio Ribeiro, Joice Iati Salgado e Mariana Tonoli Angeli; visando unir forças para a melhoria da prestação jurisdicional, foi estabelecida uma série de melhorias em benefício da advocacia local.

“É a primeira vez na história de Jardinópolis que o Judiciário e a OAB se unem em busca de melhorias comuns; também é inédita essa aproximação e forte diálogo entre um presidente de Subseção com a Corregedoria do TJSP; dividimos essa conquista com toda a advocacia local e faço jus ao nosso presidente Stocco e aos colegas Juscelino Donizetti Correa e João Bortolin, colegas sempre atentos e dispostos a colaborar.”, disse Shimizu.