Subseção faz História novamente e é a primeira do Interior a Instalar uma Comissão da Verdade

Comissão terá como finalidade o resgate da história dos advogados e advogadas da nossa região que lutaram em defesa dos presos políticos, das liberdades democráticas e das prerrogativas profissionais, durante o período do Regime Militar

verdade

O pior dos mundos para uma sociedade é a cortina do obscurantismo, os avanços democráticos de um país também dependem de encontro com o seu passado, com sua história passada a limpo. As comissões da verdade da OAB em todo o país têm prestado ao papel relevante de resgate da verdadeira história brasileira sobre os anos de chumbo da ditadura militar (1964-1985), onde foram cerceados as liberdades individuais, quando foram caladas instituições de ensino e a imprensa e banidos os partidos políticos e os eleitos pelo povo, e sobretudo, quando se praticou a tortura em nome de um estado arbitrário.

Todavia, mantendo-se como um dos pilares da vanguarda da advocacia paulista, a 12ª. Subseção da OAB/SP é a primeira subseção do interior a instalar uma Comissão da Verdade.

Ontem, 03 de junho, às 19h30, na Casa da Advocacia de Ribeirão Preto, aconteceu a cerimônia de instalação e posse dos membros da Comissão da Verdade da 12ª Subseção da OAB/SP, que tem como finalidade o resgate da história dos advogados e advogadas da nossa região que lutaram em defesa dos presos políticos, das liberdades democráticas e das prerrogativas profissionais, durante o período do Regime Militar.
verdade3Compuseram a mesa de instalação o Presidente Domingos Stocco e os diretores Fabio Esteves de Carvalho, Renata De Carlis Pereira, Glauco Polachini Gonçalves e Valdez Freitas Costa; Sylvio Ribeiro de Souza Neto representando o Poder Judiciário, o presidente da AARP (Associação dos Advogados de Ribeirão Preto) Sérgio Oliveira Dias; a prefeita Dárcy Vera; e o vice-presidente da Comissão da Verdade OAB/SP, Belisário dos Santos Júnior.

Uma das premissas da Comissão é deixar registrado para as futuras gerações o legado de coragem e dignidade dos profissionais do direito na resistência à tortura, aos Desaparecimentos, à suspensão e violão dos direitos fundamentais do povo brasileiro que ocorreram neste momento sombrio da nossa história.

A referida Comissão foi nomeada com a seguinte composição: Presidente, Feres Sabino; Secretário, o jornalista e advogado Rubens Zaidan; Membros, o jornalista Saulo Gomes e os advogados Anderson Romão Polverel e Eduardo Silveira Martins, Coordenadores, respectivamente, das comissões de Direitos Humanos e de Comunicação da 12ª Subseção da OAB/SP.

Em seu discurso o presidente Feres Sabino deixou explícito que a Comissão da Verdade da 12ª. Subseção não é movida pelo revanchismo ou ódio, contudo, pelos nomes que a compõe será preservada a isenção dos fatos, todavia, fez menção a torturadores e torturados: “ …a tortura desumaniza o torturado, mas apodrece o torturador….”, disse.

O presidente Domingos Stocco ao final do evento histórico, disse que, “…é importante que sempre falemos da ditadura, simplesmente para que ela nunca mais volte”, finalizou.

Veja mais Fotos aqui

verdade2