Subseção e AASP lançam campanha DE OLHO NO FÓRUM

Avaliações seguem a linha adotada pela Diretoria de melhoria dos serviços prestados à advocacia

deolhoA 12ª. Subseção da OAB/SP juntamente com a AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) lança hoje (11.08) a Campanha DE OLHO NO FÓRUM (veja aqui ), feita para avaliar os serviços prestados pelo Poder Judiciário na Justiça Estadual, serão analisadas todas as comarcas que fazem parte da Subseção – Ribeirão Preto, Cravinhos, Jardinópolis, Santa Rosa de Viterbo, São Simão e Serrana.

Segundo o diretor e representante da Subseção no Fórum Estadual, Glauco Polachini Gonçalves, a campanha segue a linha adotada pela diretoria de ampliar o diálogo com o Judiciário a fim de melhorar os serviços prestados à advocacia.
“O exemplo maior desta linha adotada pela Diretoria foram os desafios enfrentados na fila do protocolo, que vinham de anos, quando do pico de falência do sistema do fórum em meados de Outubro do ano passado (Diretoria da Subseção cobra ações de melhora no Protocolo do Fórum), toda a Diretoria esteve presente e, em consonância com a direção do Fórum Estadual de Ribeirão Preto, verificamos na época que além de faltar funcionários e do atendimento não ser o adequado à advocacia, havia um problema no preenchimento que solucionamos doravante juntamente com a Comissão Digital da Subseção, com a implantação do código de barras no protocolo”, disse o diretor Polachini.

Segundo a AASP, a campanha tem como objetivo receber avaliações sobre a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios dos fóruns, por isso a participação da advocacia, objetivando apontar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados é imprescindível.

O presidente Domingos Stocco citou à reportagem alguns enfrentamentos junto ao Judiciário de São Paulo. “O trabalho em prol da advocacia é gratificante, todavia, ele requer atenção diária, pois as violações às nossas prerrogativas são constantes, no primeiro ano da nossa gestão enfrentamos as mudanças de horário e as restrições de atendimento no fórum; o famigerado Provimento nº 17/2013, da Corregedoria Geral de Justiça do TJSP (que autorizava notários e registradores a realizar mediação e conciliação), para citar somente algumas violações; porém, todas as ações enfrentadas pela Subseção e pela Secção no Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, disse.
O Presidente Stocco também falou que quer uma avaliação permanente dos serviços prestados à advocacia e citou o poder de articulação da classe: “Basta lembrar o momento que considero histórico, quando a Subseção além de ações jurídicas, organizou a campanha ´Advogado não é Visitante, Advogado é parte da Justiça – basta de negativa de prestação jurisdicional´; agora após a adaptação das nossas salas ao Peticionamento Eletrônico, quero tornar permanente a avaliação dos serviços prestados à advocacia, por isso procurei a AASP que tem já a expertise neste tipo de análise”, finalizou o Presidente Stocco.