Presidente da OAB SP visita região da Subsecção de Ribeirão Preto

14/10/2013 Fonte OAB/SP

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, visitou a região da 12ª Subseção, percorrendo a sede (Ribeirão Preto) e três sub-sedes – Santa Rosa de Viterbo, São Simão e Cravinhos. Na sexta-feira (4/10), as três unidades tiveram suas instalações reinauguradas, após reformas e outras melhorias, como a compra de alguns móveis novos. Durante o percurso, Marcos da Costa foi acompanhado pelo Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, e ainda pelo Presidente da OAB Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco.

“Toda semana estamos em viagem, exatamente para ter um contato direto com os colegas, o que nos permite saber das necessidades locais”, explicou Marcos da Costa ao falar sobre conversa que teve com o decano Guido Antenor Oliveira Louzada, de São Simão: “ele lembrou que nós temos aqui uma vara única com 13 mil feitos, o que faz importante começarmos a lutar pela instalação de uma segunda vara”.

“O momento é de agradecimento”, afirmou Domingos Assad Stocco, enfatizando que o projeto da diretoria da seccional, na gestão de Marcos da Costa, de descentralização da administração, com valorização e integração de subseções e sub-sedes: “ a OAB Ribeirão Preto montou uma Comissão de Integração entre as Comarcas da 12ª Subseção, presidida pelo advogado Cristiano Jacob Shimizu, que vem realizando um bom trabalho”, concluiu Stocco.

A Sub-sede de Santa Rosa de Viterbo tem como representante o advogado Vitor Hugo Zaidem Maluf, enquanto em São Simão o responsável é Fernando José Gregório. Em Cravinhos, o representante é o advogado Nelson Augusto Engracia Silveira de Rensis, que recebeu uma boa notícia durante o encontro na sala da sub-sede, no Fórum da cidade: a prefeitura de Cravinhos prometeu investir na construção de uma sede própria para a Casa da Advocacia da cidade. “A OAB SP sempre foi parceira do município, um trabalho que acrescenta e dá dignidade à população – especialmente a mais carente – então vamos fazer esta obra, precisamos apenas que a Ordem consiga a liberação do terreno, que pertence ao Estado”, disse o Prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.

Palestra em Ribeirão Preto

Após a passagem pelas três sub-sedes (Sta Rosa de Viterbo, São Simão e Cravinhos), o Presidente da OAB SP seguiu para proferir palestra na sede da Subseção de Ribeirão Preto. Marcos da Costa falou a respeito das “Batalhas e gestões da OAB SP sobre o Processo Eletrônico e para combater o Provimento que autorizou os cartórios extrajudiciais a realizarem conciliação e mediação”. Também fizeram uso da palavra o Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, e o Presidente da Subseção de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco.

Falando do futuro e dos projetos para a Subseção de Ribeirão Preto, Marcos da Costa disse que a Casa da Advocacia de Ribeirão Preto “ precisa ser adequada”. Explicando que as diretorias seccional e local estão analisando um projeto de melhorias para o local, o Presidente da OAB SP afirmou ser  um projeto que precisa ser concretizado.

O Presidente da Subseção de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco, abriu o encontro falando do perfil da gestão que iniciou em Ribeirão Preto para o triênio 2013/2015, destacando que importante “trazer o advogado para a sua casa para debater os temas relevantes para a classe e importantes para a sociedade civil, o que para nós significa democracia participativa, que nos dá a absoluta convicção de vamos alcançar resultados cada vez mais expressivos na proteção do exercício da nossa profissão”.

Entendendo que os problemas enfrentados pelos advogados da capital, do litoral e do interior são os mesmos, Fábio Romeu Canton Filho, Presidente da CAASP, falou sobre as dificuldades enfrentadas diante da implantação do processo eletrônico e do papel que a Caixa de Assistência dos Advogados vem desempenhando para auxiliar a classe. “Além de reproduzir, no site da CAASP, o vídeo – com o passo a passo – que a OAB SP tem em seu portal, a Caixa fechou, de forma inédita no mercado, parcerias com grandes fabricantes de computadores, para que a advocacia tivesse mais facilidade na aquisição de novas máquinas”, lembrou Canton Filho.

Encerrando a palestra, o Presidente da OAB SP fez um balanço dos dois temas propostos e ainda falou de algumas outras questões que a Ordem já enfrentou ao longo dos 9 primeiros meses da gestão 2013/2015. Um dos temas foi a assinatura de um novo convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) mereceu destaque.

Tratou também do  cronograma de implantação do processo eletrônico  nos mais diferentes Tribunais e o trabalho desenvolvido pela OAB SP.  Marcos da Costa disse que “Não é apenas alteração de  mídia, mas uma  mudança de  cultura e  “ estaremos atentos às implicações para a Advocacia”, disse.