Dia 18 de Fevereiro, dia da Jovem Advocacia pra todo sempre

Dia 18.02, histórico à Jovem Advocacia, foi estabelecido como dia Municipal da Jovem Advocacia

vereadores2Ontem, 13.02, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou por unanimidade a lei que torna oficial o DIA DA JOVEM ADVOCACIA no município de Ribeirão Preto.
Vários advogados estiveram presente acompanhando a votação, que, segundo as palavras do presidente Domingos Stocco, foi um dia histórico pelo seu simbolismo. “Ficará marcado em todos nós e na nossa entidade, como a data da grande integração (a queda do provimento) entre os jovens advogados e nós, advogados experientes, e sinceramente, não posso deixar de comentar a minha alegria, todos nós um dia fizemos parte da Jovem Advocacia, eu tenho dois filhos advogados, é um dia de muita emoção pra mim, como presidente dessa classe, e por fazer parte desta profissão que muito me honra e é a razão da minha vida”, disse o presidente emocionado.

Visita anterior
A  diretoria da 12ª. Subseção da OAB/SP esteve na terça-feira, 11.02, representada pelo o Presidente Domingos Stocco e pelas Coordenadoras da Comissão da Jovem Advocacia, Marília Constantino e Thais Kourrouski e pelo Coordenador da Comissão de Assuntos do Poder Legislativo, Wilson Rogerio Picao Estevão, em visita à Câmara Municipal de Ribeirão Preto, onde foram recebidos pela presidência da Casa e demais vereadores.

A visita foi em caráter institucional de agradecimento pelo Projeto de Lei, agora aprovado e aguardando sanção do Executivo, que homenageia estabelecendo em âmbito municipal, o dia 18 de Fevereiro como o Dia da Jovem Advocacia.

Segundo os vereadores após tomarem ciência da importância da queda do provimento a pedido da 12ª. Subseção à Seccional Paulista, que impedia a Jovem Advocacia com menos de cinco anos de carteira de integrar as comissões permanentes, temporárias ou especiais da entidade, na reportagem “Subseção prepara homenagem ao dia da Jovem Advocacia” no site da OAB (www.oab.org.br), era importante até como preservação do ato histórico de benefício a Jovem Advocacia que fosse estabelecido em lei, o dia municipal em comemoração a essa grade vitória.

Consta na reportagem anterior:

“No dia 18 de Fevereiro de 2013, o Conselho Seccional da OAB SP aprovou por unanimidade, a proposta do presidente Marcos da Costa, após solicitação da 12ª. Subseção, para modificar o Regimento Interno e extinguir a exigência do prazo de cinco anos, tanto quanto de inscrição nos quadros da Ordem e de efetivo exercício profissional para os advogados integrarem as comissões permanentes, temporárias ou especiais da entidade.

O Presidente da Seccional tomou a iniciativa após ouvir a diretoria da 12ª. Subseção da OAB/SP em visita ainda em janeiro de 2013.

No próximo dia 18, quando se completará um ano da queda do provimento, a Subseção juntamente com a Comissão da Jovem Advocacia prepara uma grande homenagem aos jovens colegas, será realizada uma entrega especial de carteiras, seguida da posse da Comissão da Jovem Advocacia, com seus Coordenadores e secretariado e o descerramento de uma placa homenageando a juventude da OAB.”.

A Coordenadora Marilia Constantino fez duas chamadas à advocacia: “Precisamos mostrar presença na quinta-feira, dia 12, durante a votação do projeto, como também contamos com a presença de todos no dia 18, na Casa da Advocacia, quando daremos posse a Comissão da Jovem Advocacia e faremos além da entrega especial de carteira aos novos advogados, como nossa homenagem em comemoração da queda do provimento”, concluiu.

vereadores

Outros projetos

O Presidente Domingos Stocco na ocasião tratou de outros assuntos caros à advocacia como o  retorno imediato da Turma Recursal do Juizado Especial da Justiça Federal (leia aqui)  e do Projeto de criação e instalação das Câmaras Regionais (leia aqui), ambos os projetos receberam moção de apoio do  Poder Legislativo e também foi debatido a possibilidade de junto com a advocacia fosse formada uma caravana de vereadores e deputados da região em defesa destes projetos.

“São centenas de milhares de processos parados anos após anos em São Paulo e com a vinda da Turma Recursal do Juizado Especial da Justiça Federal para Ribeirão, dar-se-ia celeridade aos julgamentos, tanto que repeti aos vereadores a frase de Rui Barbosa: ‘A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta’”, disse o Presidente Stocco.