Pelo segundo ano a Casa da Advocacia será subsede da Feira do livro

CFS_iHHWoAAb5RBPelo segundo ano consecutivo, a Casa da Advocacia da 12ª. Subseção da OAB SP será sub sede da Feira do Livro de Ribeirão Preto. Os trabalhos desta parceria serão coordenados com a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As atividades na Casa da Advocacia explicitam o componente direto da Subseção com a comunidade, serão promovidas sete palestras sobre o tema inclusão, entre os dias 15 a 20.06
“É, como diz sempre nosso presidente Domingos Stocco, uma das funções da OAB, trabalhar em prol da melhoria da advocacia e de toda a comunidade”, disse Samira Andraos Marquezin Fonseca, coordenadora da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Veja a programação

15 de junho

20h – Salão de Ideias

DIFICULDADE DE APRENDIZADO POR CONTA DA DEFICIÊNCIA NA FALA, COM JAIME ZORZI

OAB – Auditório

Jaime Zorzi é fonoaudiólogo, doutor em Educação pela Unicamp, especialista em linguagem oral, escrita e aprendizagem. Desenvolve procedimentos de avaliação e intervenção, largamente adotados por educadores e clínicos. Diretor do Cefac – Saúde e Educação, atua como coordenador, organizador e professor de cursos nas áreas da Fonoaudiologia e Educação. É autor de uma série de publicações sobre linguagem oral, linguagem escrita e aprendizagem.

 

16 de junho

20h – Salão de Ideias

LITERATURA INFANTIL: UMA PONTE DE AFETO PARA ENCONTRAR EMOÇÕES, COM ANDREA VIVIANA TAUBMAN

OAB – Auditório

Andrea Taubman nasceu em Buenos Aires, na Argentina, e morou em São Paulo e no Rio, onde tornou-se escritora, desviando de seu bacharelado em Química, após se ver na situação de mãe de um garoto com necessidades especiais sem muita ajuda didática. Na palestra, Andrea divide suas experiências pessoais e conta como superou as dificuldades encontradas no dia a dia de um autista.

 

18 de junho

20h – Salão de Ideias

REDE DE LEITURA INCLUSIVA, COM GIL SANTIAGO E ANA PAULA SILVA

OAB – Auditório

Geraldo José Santiago, ou Gil Santiago, é professor universitário, radialista, jornalista e publicitário. Coordena desde 1999, o projeto Doadores de Voz, na Unaerp. Mestre em Comunicação Midiática, Gil está completando 34 anos na profissão de radialista, 32 anos, no exercício profissional de jornalista e 25 anos de docência no Ensino Superior. Ana Paula Silva é psicológa e mestranda em Mediação Intercultural e Intervenção Social pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Atua em ONGs, com experiência internacional em Moçambique e nos Estados Unidos. Seu trabalho é focado em Literatura Inclusiva.

 

17 de junho

18h30 – Salão de Ideias

AUTISMO, COMPORTAMENTO VERBAL E PECS (SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR TROCA DE FIGURAS), COM NASSIM CHAMEL ELIAS

OAB – Auditório

Nassim Chamel Elias é mestre em Ciência da Computação e doutor em Educação Especial. Atualmente, é professor do Departamento de Psicologia da UFSCar, ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Graduação em Psicologia. Estuda a análise experimental e aplicada do comportamento, comportamento verbal, equivalência de estímulos, nomeação, educação especial, transtornos do espectro do autismo, deficiência auditiva, software educativo e comunicação alternativa e aumentativa.

 

17 de junho

20h – Salão de Ideias

TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: APLICATIVO LIVOX E SUAS POSSIBILIDADES DE USO, COM CAMILA BOLIVAR E NATHÁLIA MIRON BARCELOS

OAB – Auditório

Camila Bolivar é fonoaudióloga pós-graduada no Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde. É especialista em diagnóstico e reabilitação em linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do Hospital Estadual de Ribeirão Preto. Nathália Miron Barcelos é terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Mental. Atua na Ação Inclusiva com crianças e adultos com disfunção neurológica, déficit sensorial e atraso no desenvolvimento com estimulação precoce.

 

19 de junho

20h – Salão de Ideias

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA ENTRE O OCASO E O ACASO DA LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA BRASILEIRAS, COM MATEUS PEREIRA

OAB – Auditório

Mateus Pereira é mestre em Teoria do Processo e Direito Processual pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde é professor assistente de Direito Processual Civil (Graduação e Especialização). É membro fundador da Associação Norte Nordeste de Professores de Processo (Annep), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-PE, advogado e consultor jurídico.

 

20 de junho

20h – Salão de Ideias

PARA TER SUCESSO VERDADEIRO, FAÇA QUATRO PERGUNTAS PARA SI MESMO: POR QUE? POR QUE NÃO? POR QUE NÃO EU? POR QUE NÃO AGORA?, COM ROGÉRIA SHIMURA

OAB – Auditório

Nascida em 21 de maio de 1968, em Sertãozinho/SP, formou-se pela Universidade de Ribeirão Preto, Unaerp, em 1991. Articulista de revista eletrônica e palestrante, ministra treinamentos e palestras, além de dar consultoria comportamental. É advogada associada do escritório PH Marques de Oliveira Advogados.