Palestra sobre Prática no Processo Judicial Eletrônico

Ontem, 15.05, as 19 horas, aconteceu na sede da 12ª. Subseção da OAB/SP, Casa do Advogado, mais uma palestra sobre Prática no Processo Judicial Eletrônico organizada pela Comissão De Direito Digital, Internet e Tecnologia (CDDIT ) com o apoio do Departamento Cultural da Subseção. 
Cerca de 180 advogados estiveram presentes ao evento na palestra que compõe uma série de eventos que abrangem a temática do peticionamento eletrônico, organizados mensalmente pela CDDIT, sob a coordenação de Izildo Souza.
O palestrante foi o Dr. Marcos Antonio A. Cabello – Membro da Comissão de Informática da 38° Subsecção da OAB – Santo André.

O Peticionamento é um dos temas de maior relevância e preocupação para a diretoria, segundo o Presidente Domingos Stocco, o peticionamento eletrônico é um processo irreversível.
Recentemente em entrevista, o vice-presidente e coordenador do Departamento Cultural da Subseção, declarou que, devido a importância do tema, prepara um curso de processo digital e peticionamento eletrônico para ser ministrado através da ESA (Escola Superior de Advocacia). O curso teria a duração média de 15 horas.

OAB-SP lança cartilhas sobre peticionamento eletrônico

Notícias 26 de março de 2013
A Cartilha de Peticionamento da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo está disponível no site (AQUI) da Ordem para download dos advogados. O texto traz um passo-a-passo de como utilizar o portal Sistema de Automação da Justiça (e-SAJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, que permite acesso por meio de duas formas de identificação: pelo CPF ou certificado digital.

A cartilha também explica como se cadastrar, criar senha de acesso ao portal e como fazer, na prática, uma petição inicial eletrônica, criando login e inserindo foro, competência e classe do processo. Além de informar como assinar eletronicamente e enviar a petição. O texto trata de cada etapa da consulta de processo no portal E-SAJ.

A OAB-SP também disponibiliza no site mais duas cartilhas sobre peticionamento eletrônico. São elas a E-Cartilha — Peticionamento eletrônico/Processo eletrônico, com orientações sobre o peticionamento na Justiça do Trabalho; e Peticionamento Eletrônico — Crimes de Alta Tecnologia, com dicas para o peticionamento na Justiça Estadual de São Paulo, no Juizado Especial Federal, no Tribunal Regional Federal, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.

Para o presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário, Marcos da Costa, as cartilhas são acessíveis e práticas. “Além dos cursos e de palestras, que são promovidas até aos domingos para esclarecer e tirar dúvidas dos colegas — a OAB-SP elaborou essas cartilhas que reúnem informações práticas de como elaborar e enviar uma petição eletrônica”, afirmou.

Colaborou: oabsp.org.br