Mutirão de Certificação Digital acontecerá em Setembro na Subseção

Palestras e mais funcionários para atender. A 12ª. Subseção é a mais adiantada no peticionamento eletrônico em todo o estado

peticio

A 12ª. Subseção da OAB/SP já é a subseção mais adiantada quando o assunto é Peticionamento Eletrônico, muito embora, nas palavras do presidente Domingos Stocco: “É preciso avançar muito mais, o Peticionamento Eletrônico já é uma das realidades a ser domada pela advocacia”.

Conforme o Boletim Peticionamento Eletrônico em Foco divulgado virtualmente duas vezes por semana pela Comissão de Direito Digital, Internet e Tecnologia (CDDIT), o número de advogados com certificação ainda é aquém do desejado: “Apenas 60 mil, dos 240 mil advogados ativos no estado de São Paulo possuem certificação digital, segundo levantamento da empresa Certisign realizada no mês de julho de 2013. Isto coloca o nosso estado na 17ª colocação proporcional”.

Mutirão de Certificação Digital

O Presidente Domingos Stocco esteve no dia 04.09, na sede da Seccional OAB/SP, com o secretário-geral, Caio Augusto Silva dos Santos, tratando de diversos assuntos administrativos. Em especial foi programado junto com a seccional paulista, um mutirão de certificação digital na Subseção, no mês de Setembro.

Nas duas primeiras semanas do mês serão disponibilizados durante três dias, mais dois funcionários da Seccional, e nas duas últimas semanas, os funcionários estarão disponíveis integralmente na Casa do Advogado, atendendo o adiantamento da agenda de certificação digital na Subseção.

A CDDIT  também elaborou um tutorial sobre certificado digital. Caso, você ainda não tenha o seu certificado digital? Acesse o link e siga os passos: https://www.oabrp.org.br/entenda_sobre_certificacao.php

Segundo o Coordenador Izildo Souza, é preciso obstinação  para vencer o desafio do peticionamento: “Estamos iniciando uma nova fase na advocacia e os advogados e advogadas precisam ter obstinação para enfrentar este desafio, que está sendo imposto pelos tribunais e ainda necessita de muitas melhorias, mas que tende a beneficiar a todos”, declarou.

Milhares de advogados já fizeram cursos de capacitação em Peticionamento Eletrônico na Casa do Advogado

peticio2

A CDDIT junto com o Departamento Cultural e de Eventos da Subseção promoveu uma dezena de eventos na área, e só no mês do advogado duas palestras, Peticionamento Eletrônico: CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NA PRÁTICA foram realizadas, todas com a casa lotada.

Para o mês de Setembro a CDDIT tem programado importantes eventos na Casa do Advogado, são eles: PROCESSO ELETRÔNICO NA TERCEIRA IDADE: UM DESAFIO QUE PODE SER VENCIDO, no dia 11.09 às 19h, somente para advogados com idade acima de 60 anos; e a palestra PRÁTICA DO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO (TJSP), no dia 17.09, as duas palestras serão ministradas pelos Coordenadores da CDDIT,  Izildo Inácio de Souza e Maria Eugênia Ugucione Biffi.

No dia 21.09, será realizada também na Casa do Advogado, a palestra, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PETICIONAMENTO ELETRONICO NA PRATICA, ministrada pelo Dr. Fernando de Pinho Barreira.

***

12ª Subseção tem 3 funcionários realizando a certificação digital

Com a implantação do processo eletrônico em primeira instância em todas as comarcas que fazem parte da nossa subseção, a diretoria não mediu esforços para contratar, bem como treinar outros que já faziam parte do quadro de funcionários, para que estivessem qualificados para fazer os certificados digitais dos advogados.
Atualmente há três funcionários fazendo este trabalho, no começo do ano a média de certificações era de 4 por dia, hoje 30 certificações digitais são feitas na Subseção.

Guia de Peticionamento Eletrônico em Segunda Instância

A 12ª Subseção criou, com apoio da sua Comissão de Direito Digital, Internet e Tecnologia, um Guia de Peticionamento Eletrônico em Segunda Instância, que contém o cronograma de implantação, procedimento para o advogado adquirir o seu certificado digital, dicas para o cotidiano e o peticionamento na prática, passo-a-passo. O guia pode ser acessado através deste link: http://goo.gl/CcVq2

Colaborou: CDDIT