MEDIAÇÃO: VIDAS QUE SE RENOVAM PELA QUALIDADE DA CONVIVÊNCIA

Por Helena Gurfinkel Mandelbaum

A Comunicação é a mais básica e vital de todas as necessidades humanas, depois da sobrevivência física. Quando as pessoas não se comunicam de forma adequada, aparecem os conflitos. Se essas pessoas, ao perceberem o início de um desentendimento, resolvem conversar e conseguem, por si mesmas, resolver o conflito, com certeza obterão a sensação de alívio, satisfação e prazer. Se as pessoas, ao contrário, com medo do desentendimento, negam o conflito, acomodam-se, aceitam ou se conformam com os acontecimentos, ou resolvem se vingar, a comunicação distorcida aparece, oprimindo a relação entre elas. Com o crescer desses desentendimentos, o convívio entre as pessoas fica insuportável, a tal ponto que elas resolvem se separar ou a manter um relacionamento esgarçado e capenga!

É por esse motivo que, para essas pessoas, o conflito não é bom. Na verdade, o conflito não é bom, nem é ruim, mas é o aparecimento de diferenças entre as expectativas, os valores, os princípios, os interesses entre os indivíduos e que não podem ser atendidos ao mesmo tempo.

É por isso que não existe aquele que está certo ou que tem razão no desentendimento. Cada um tem uma visão sobre os fatos, e todos estão certos e têm razão!

Ai surge a mediação, como a possibilidade de entendimento entre as pessoas. Com a utilização de técnicas de comunicação, pelo mediador, focadas na escuta empática, o espaço do diálogo e da conversa geram conexões entre todos os envolvidos, organizam e reorganizam os pensamentos e criam contextos com possibilidade de múltiplas direções. O objetivo maior é a convivência respeitosa nas relações humanas, renovando a vida de todos, para que seja de qualidade e de prazer!

Em suma, a mediação, através do trabalho imparcial do mediador, guarda a acalentadora intenção: inspirar, instruir, restabelecer e evocar a paz entre todas as criaturas, possibilitando que a compaixão natural floresça. É por isso que a mediação veio para ficar e o mediador é a função do presente e do futuro!!!! No próximo artigo, entraremos em pormenores sobre o tema. Fique ligado(a)!!!!

 

Helena Gurfinkel Mandelbaum

Advogada; Mediadora; sócia da Open Mediação (www.openmediacao.com.br); Consultora, Docente e Palestrante sobre Métodos de Abordagens de Conflitos e Crises; Mestranda em Mediação pelo IUKB-Institut Universitaire Kurt Bosh- Maestría Latinoamericana Europea en Mediación.