Jovem Advocacia se emociona com homenagem histórica

Queda do Provimento é marca indelével de oxigenação e integração da classe em todo o estado

jovem5A OAB se caracterizou durante toda sua história, senão a mais, uma das entidades mais libertárias e humanísticas do país; desde sua fundação, a Ordem esteve à frente de movimentos que lutaram e defenderam a democracia, as liberdades individuais e os direitos dos brasileiros.  E, uma de suas mais importantes ferramentas de diálogo com a sociedade se faz presente nas suas comissões; das comissões da OAB que a advocacia explicita sua vocação de garantir o fortalecimento da classe e de uma sociedade mais justa e fraterna que a cada dia dirime as iniquidades que o homem produz.

E,  não há democracia sem a participação de todos, não há gesto ou gestão coletiva que não seja através do fomento da participação dos seus pares.

Quando vezes a história é escrita em letras pétreas em noites como a de ontem, 18.02.2014, na Casa da Advocacia, na sessão solene da entrega especial de Carteiras, na posse da Comissão da Jovem Advocacia, e, em comemoração de um ano do aniversário de queda do provimento que impedia a Jovem Advocacia de participar de Comissões de dentro da entidade, iniciativa da 12ª. Subseção levada ao Conselho da OAB SP pelas mãos do Presidente Marcos da Costa.

Queda do provimento possibilitou a integração entre toda a advocacia

jovem3No dia 18 de Fevereiro de 2013, o Conselho Seccional da OAB SP aprovou por unanimidade, a proposta do presidente Marcos da Costa, após solicitação da 12ª. Subseção, para modificar o Regimento Interno e extinguir a exigência do prazo de cinco anos, tanto quanto de inscrição nos quadros da Ordem e de efetivo exercício profissional para os advogados integrarem as comissões permanentes, temporárias ou especiais da entidade.

O Presidente da Seccional tomou a iniciativa após ouvir a diretoria da 12ª. Subseção da OAB/SP em visita ainda em janeiro de 2013.

Por força de Lei Municipal, todo dia 18 de Fevereiro, tornou-se o dia da celebração da Jovem Advocacia.

“O dia 18 de Fevereiro ficou estabelecido como o dia da jovem advocacia, pois desde a queda do provimento, toda a composição da Ordem se modificou num ato de oxigenação na entidade”, disse Marília Constantino, representante da região da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, eleita na 3ª. Conferência Regional da Advocacia organizada pela Seccional SP, ocorrida em Franca SP.

jovem1A dinâmica da Ordem e tudo que aconteceu na advocacia do estado a partir da solicitação da 12ª. Subseção foi uma mudança de paradigmas. “Quando fizemos essa proposta ao Presidente Marcos da Costa, apontamos que era premente que a jovem advocacia estivesse prestigiada dentro da Ordem, não podíamos compactuar com esse tipo de segregação, porque o nosso compromisso era fazer uma gestão plural, somando os advogados mais experientes com o novo, com a Jovem advocacia; confesso que nossa proposta era visando oxigenar a Subseção, mas a queda do provimento mudou toda a Secção do Estado; quero repetir a todos os jovens colegas o que sempre digo, sejam bem-vindos, a Ordem é de todos nós!”, disse Presidente Domingos Stocco.

100 Mil advogados

domingosentrevista

Recentemente o Jornal A Cidade de Ribeirão Preto, deu destaque numa entrevista com o Presidente Domingos Stocco, ao número relevante dos mais de 100 mil jovens que compõem a advocacia paulista, e que foram beneficiados pela queda do provimento.

A noite Solene

jovem6A mesa dos trabalhos foi composta por toda a Diretoria da Subseção, Presidente Domingos Stocco, Vice-Presidente Fabio Esteves de Carvalho, a Secretária Renata De Carlis Pereira, o Tesoureiro Valdez Freitas Costa e o Secretário-Adjunto, Glauco Polachini Gonçalvez; também o Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP, Everton Simon Zadikian que no ato representou o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa; e os Conselheiros da OAB SP, Cid Veludo e José Vasconcelos (os demais Conselheiros foram convidados, mas não puderam comparecer).

Todos os membros da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção assim que empossados compuseram a mesa com demais advogados presentes.

A Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo do Comando do Policiamento do Interior 3a. Região foi quem fez a execução do Hino Nacional.

O Conselheiro José Vasconcelos de imediato em suas palavras destacou o trabalho da Subseção na integração da Jovem Advocacia com a mais experiente e também falou das responsabilidades e alegrias da profissão.

O Conselheiro Cid Veludo em seu discurso emocionante conclamou a união da entidade e ressaltou em analogia que “uns tem sangue A, outros B, nós temos o sangue OAB”, discursou.

placa2O Presidente Domingos Stocco em seu discurso por duas vezes conteve o choro emocionado e falou sobre a missão e a emoção que só a advocacia proporciona, e fez um apelo a todos os presentes: “Nossa entidade não está de portas abertas a vocês, mas sim de portas escancaradas para receber a todos aqui na vossa Casa”, disse o Presidente Stocco sob aplausos da Casa da Advocacia em sua lotação máxima.

Após o discurso do Presidente da Subseção, foi descerrada a placa em homenagem a queda do provimento com toda a advocacia presente, e foi mais um momento de emoção de uma noite sem medida de sentimentos que reverberaram a união, o respeito e as esperanças de cada advogado presente.

Parabéns Jovem Advocacia!

JOVEM4