Evento na OAB explorou questões sobre a causa animal

Debate promovido pela Comissão de Direito Animal é parte do processo de conscientização da sociedade

causaanimal2

A causa animal vem suscitando maior consciência em toda a sociedade. O combate aos maus-tratos aos animais é permanente em função de diversas situações que ainda geram esse tipo de anomalia nos dias de hoje. A 12ª. Subseção da OAB/SP, não poderia ser diferente, vem através da sua Comissão de Direito e Defesa dos Animais (CDDA), coordenada pelos advogados Carlos Renato Lira Buosi e Sandra Maria da Silva, debatendo causas e soluções em defesa dos animais.

No dia 03.10, às 19h, a CDDA promoveu a palestra “Utilização de Carroças e Tração Animal do Perímetro urbano de Ribeirão Preto”. A mesa presidida por Carlos Renato Lira Buosi foi composta também, Osvaldo Braga, chefe da Fiscalização Geral do Município e Coordenador da Coordenadoria de Limpeza Urbana; Paulo Crestani, gerente de Fiscalização de Trânsito da TRANSERP (Empresa de Transporte e Trânsito de Ribeirão Preto); Maria Rita Rodrigues, assitente Social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e Isabela Marques , médica Veterinária.

Carlos Renato Lira Buosi abriu os trabalhos e destacou que a questão a utilização de carroças e tração animal no perímetro urbano. “É demais abrangente e ultrapassa a preocupação legítima em defesa da causa animal, mas também demanda problemas ambientais, de saúde pública e de trânsito”, disse.

O debate de muita qualidade desenvolvido no evento fomentou a analise de diversas searas da utilização de carroças e suas consequências. Destaque para o consenso na análise sobre a questão social dos envolvidos na utilização de animais de tração. E, sobretudo, a criação irregular de animais de grande porte no município, o combate aos rodeios clandestinos e o abate irregular de suínos e bovinos no meio urbano.

O presidente da mesa ao final do evento falou à reportagem e também destacou outra questão tratada a finco durante a palestra. “Outro ponto de muita atenção, foram os esclarecimentos feitos quanto à destinação irregular de resíduos sólidos e entulhos nos terrenos na cidade, bem como a sujeição de carroças em meio ao trânsito. Ficou evidente pelas exposições de todos os presentes a necessidade perene de conscientização de toda sociedade quanto os problemas levantados e da necessidade taxativa de ampliação de programas de educação ambiental”, disse Buosi.

causaanimal