Evento: Erro médico: Quem paga a conta?

Aconteceu no dia 07.06, as 18 horas, na Casa do Advogado, a Aula Aberta do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto (IPEBJ), Erro médico: Quem paga a conta? A visão dos tribunais nos conflitos que envolvem a responsabilidade civil médico hospitalar, palestrada pelo Prof. Dr. Miguel Kfouri Neto, Desembargador Integrante da Terceira Vara Criminal.

O evento contou com o apoio e administração do Departamento de Cultura e Eventos, da Comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito (CBBB) e da Comissão de Direito Médico, Odontológico e da Saúde (CDMOS) da 12ª. Subseção da OAB SP.

Compuseram a mesa dos trabalhos, a Coordenadora da CBBB, Tânia Mara Volpe Miele; o Coordenador da CDMOS, Carlos Roberto de Fiqueiredo Ferreira e a Diretora da 12ª. Subseção, Renata De Carlis Pereira.

A palestra durou três horas onde foi abordado o tema da má prática médica e foi acompanhada pelo plenário lotado de advogados, médicos, alunos da pós em direito médico, odontológico e da saúde e por membros da CBBB e da CDMOS.

O Coordenador Carlos Roberto de Figueredo Ferreira falou à reportagem sobre o evento: “Ficamos muito satisfeitos com o evento, pois foi abordado exaustivamente o tema da má prática médica, a palestra além de muito didática, foi muito rica em termos de conteúdo, permitindo aos participantes uma visão mais ampla e recente dos posicionamentos dos Tribunais em relação à matéria”, disse.

Número de denúncias   

Os processos por erro médico, recebidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) mais que triplicaram nos últimos anos. Só entre 2010 a 2012 o aumento de denúncias foi 52%. Os números saltaram de 261 para 397 entre um ano e outro.
Para médicos de entidades que acompanham o problema, o avanço das denúncias revela, em parte, que os brasileiros estão mais conscientes de seus direitos.