Especialistas debateram sobre o combate à criminalidade na Casa do Advogado

Evento debateu os números e as soluções necessárias ao combate à violência pública

criminalidade2

A comissão de Direito Criminal (CDC ) e a Comissão de Direito Militar (CDM) da 12ª. Subseção da OAB/SP reunião ontem, 23.09, na Casa do Advogado, agentes de diversos setores do poder público em debate sobre Segurança Pública, área qual, nos últimos anos, devido ao aumento vertiginoso, vem assustando toda a população se tornando um dos grandes desafios da nação.

Com diversos especialistas do setor, foram debatidos os números de atendimento, como ocorrências policiais, e os de apreensão de entorpecentes e armas e o contingente necessário de soldados da Polícia Militar na cidade de Ribeirão Preto e região, entre outros dados que formatam por composição ou escassez, os vetores do aumento e do combate à criminalidade.

Presidiu a mesa dos trabalhos, o Coordenador da CDC e Conselheiro Municipal de Segurança Pública, o advogado e professor de Direito Criminal, Ricardo Alves de Macedo. O restante da mesa foi composto pela prefeita Dárcy Vera, pelo Coordenador da CDM, o advogado e Coronel da Reserva da Policia Militar, Antônio Carlos Imperatriz; o Coronel Nilton Soares do Comandante da 5ª CSM, representando o Exército Brasileiro; o Coronel José Roberto Malaspina do Comandante do CPI/3 representando a Polícia Militar de São Paulo; o Superintendente André Tavares representando a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto; o Delegado Gustavo André Alves,  Delegado do Setor de Inteligência Policial representando a Polícia Civil de São Paulo; o Delegado Edson Geraldo de Souza do Setor de Comunicação Social e Operacional da Polícia Federal; o Promotor de Justiça Aroldo Costa Filho, Secretário das Promotorias Criminais de Ribeirão Preto.

Durante três horas e com seis palestras o evento aprofundou o debate sobre a criminalidade apontando deficiências encontradas e soluções necessárias.

O Coordenador da CDC, Ricardo Alves de Macedo em sua palestra disse que o policiamento fardado e ostensivo na rua ainda é o gerador da sensação de segurança para a população, contudo, disse que é necessário maior investimento de recursos e pessoal em todos os níveis federais na área de Segurança Pública, assim como maior investimento social.

“A Ordem dos Advogados do Brasil, também buscando fielmente cumprir sua missão Estatutária de aprimorar a cultura jurídica, bem como defender a Constituição e a Ordem Jurídica, sente-se honrada em poder promover debates assim, como maneira de construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Onde suscita-se a dúvida, nasce o conhecimento! As dúvidas aqui foram colocadas, para que amanhã nasça o conhecimento sobre o tema e possamos, com galhardia, combatermos a violência!”, disse finalizando o evento.

Dia 30 Delegado da PF ministrará palestra sobre a segurança pessoal do advogado

No dia 30.09, também na Casa do Advogado, haverá o evento AUMENTO DA CRIMINALIDADE E DA SEGURANÇA PESSOAL DO ADVOGADO com o Delegado Edson Geraldo de Souza do Setor de Comunicação Social e Operacional da Polícia Federal.