Discurso do Presidente da 12ª. Subseção na Justiça Federal aponta caminhos entre oab e judiciáro

Foto: A 12a subseção da OAB presente na sessão solene comemorativa dos 10 anos do Juizado Especial Federal em Ribeirao Preto.Presidente Domingos Stocco e o Secretário Fabio Carvalho, com sua esposa Lilian Bonato, representante da OAB na Justiça Federal, estiveram presentes na sessão solene comemorativa dos 10 anos do Juizado Especial Federal em Ribeirão Preto.

Em seu discurso, presidente da subseção falou da sinergia entre judiciário e OAB, mas também apontou problemas na informatização da justiça, na morosidade que pune o mais fraco e sobre as prerrogativas da advocacia.
Leia o discurso abaixo:

“Amigos e Companheiros do Judiciário, se me permitem assim nominá – los, é uma honra como presidente da 12ª. Subseção falar em nome da Ordem dos Advogados do Brasil num evento tão especial. A Ordem que está e esteve por tantas vezes na defesa da justiça brasileira, que esteve por tantas vezes à frente de questões libertárias que conduziram esse país à luz da democracia. Há oitenta anos nossa entidade caminha com vocês para fazer da nossa sociedade, uma sociedade mais humana, livre e, sobretudo, mais justa.

Sinto que caminhamos juntos, entidade e Magistratura, num só propósito, e assim que tem que ser. Esse entendimento deve fazer parte em cada um de nós que trabalhamos com o Direito.
Temos que reconhecer que o judiciário brasileiro vem paulatinamente se aperfeiçoando.

A informatização, o entendimento do seu papel na sociedade e o destaque de valorosos magistrados abnegados a essa causa tão nobre, que é a justiça, são marcas da magistratura hodierna.
Mas a bem da verdade ainda temos muito a avançar e a caminhar, irmanados, poderes constituídos e entidade.
Temos que ter a consciência que temos uma justiça lenta que pune o mais fraco, pois, como é do conhecimento de todos, com uma justiça lenta se faz meia justiça. Uma justiça lenta não dá respostas àqueles que mais precisam dela.
Precisamos nos debruçar nos próximos anos nessa questão. A sociedade clama por uma resposta.
Além de verbas e estrutura, temos que pensar o quão é importante que o judiciário brasileiro crie mecanismos de um melhor atendimento à sociedade civil. Nas palavras do Des. Newton de Lucca, tem – se que ampliar os braços da Justiça para alcançar mais cidadãos. Conte com a OAB caro presidente. Conte sempre com a OAB .
Nos causa muita preocupação a forma de instalação do processo eletrônico. Temos fundado receio de que, na forma como sugerida, preocupa a entidade que possa ocorrer enfrentamento de direitos e garantias individuais dos cidadãos. E a advocacia sofre…E quando este fato ocorre, o cidadão sente…
Também, com o maior respeito a todos aqui presentes, quero agradecer a todos que fazem  espeitadores aos direitos e prerrogativas da advocacia. A todos aqueles que têm o entendimento que não se faz justiça sem o respeito à nossa classe. Felizmente, a autoridade coatora é minoria e a cada dia mais perde força. Pois o amadurecimento da advocacia e da magistratura é a confluência do respeito mútuo.
Em pouco tempo de gestão, não me surpreende encontrar um Judiciário receptivo as causas da advocacia; um Novo Judiciário, mais perto da sociedade civil; um Judiciário aberto à sociedade civil. Se me permitem a ousadia, é este o caminho.
Pode e deve o Judiciário contar com a advocacia. Temos que caminhar juntos. A sociedade civil, com certeza, agradecerá.
Que possamos conviver harmoniosamente, que possamos pensar nessa justiça do futuro, uma justiça célere, que seja realmente justa a todos brasileiros.
Meus cumprimentos mais uma vez a toda magistratura aqui presente; meus cumprimentos aos meus colegas Advogados; meus cumprimentos a meus colegas de Diretoria, especialmente ao Dr. Fabio de Carvalho, que aqui nos acompanha, com sua esposa Lilian; meus cumprimentos ao serventuários da Justiça; meus cumprimentos a sociedade civil e a todos presentes nessa luta, nessa causa tão altiva, que é trabalhar pela justiça. Meu muito obrigado”.