Coordenador cobra políticas públicas de Segurança Pública eficazes.

Coordenador da Comissão de Direito Criminal participa de reunião sobre Segurança Pública

ricardo3No dia 21.06, aconteceu uma reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, junto ao Secretário Fernando Grella, participaram da reunião, diversos lideranças de bairro da cidade, o Juiz de Direito Criminal Guacy Sibile Leitem, o deputado Estadual Welson Gasparini e a prefeita Dárcy Vera,  esteve presente também o Coordenador da Comissão de Direito Criminal, Ricardo Alves de Macedo, representando a 12ª. Subseção da OAB SP.

Foi  pleiteado ao governo do Estado, maior efetivo policial e melhores condições de trabalho aos oficiais presentes na região. O coordenador falou à reportagem sobre as deliberações da reunião: “Quando me foi franqueada a palavra pugnei pelo significativo aumento do efetivo Policial Militar e Civil que necessário se faz em Ribeirão Preto, como maneira de aumentar a sensação de segurança em nossa cidade, pois nosso efetivo já está defasado há muito tempo. Em cidades desenvolvidas, como Nova York, há um policial para cada 250 habitantes. Em nosso Município, se pratica o dobro”, disse. O coordenador também cobrou políticas públicas de atendimento ao dependente químico e de combate ao tráfico: “Sobretudo, enfatizei o quanto precisamos de um combate efetivo ao tráfico de drogas, que é uma chaga social que corrói a nossa juventude e destrói nossas famílias, esse foi um assunto amplamente debatido na reunião, pois além da destruição do usuário, traz mais e maiores atos de violência em nossa cidade”, completou

Polícia Civil

Recentes números repercutidos na mídia local dão conta de que o efetivo da corporação é o menor registrado em onze anos, com uma queda de 23%. Os dados enviados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo demonstram que, em 2007, atuavam 433 policiais civis em Ribeirão Preto. Atualmente são cem a menos.

Polícia Militar

Há também um déficit de policiais na cidade de Ribeirão e também na região. Dados da Secretaria de Segurança apontam para o número de 1.080 policiais militares atuando no município, o que proporcionalmente representa 1 policial para 583 ribeirão-pretanos, sendo que 30% do efetivo da Polícia Militar não está nas ruas, mas sim ocupando funções burocráticas.