Comissão do Meio Ambiente acompanha denúncia em Parque

Comissão estabeleceu contato com o Executivo Municipal afim de sanar problemas no Parque Municipal Luiz Roberto Jábali

camilaA Comissão do Meio Ambiente e Responsabilidade Socioambiental da 12ª. Subseção da OAB SP (CMARS) após receber a denúncia de que uma colega advogada qual identificou que animais estavam morrendo no Parque Municipal Luiz Roberto Jábali, no mês de dezembro de 2013, através de sua Coordenadora Camila.Riberto Ramos, esteve representada numa reunião na data de 18.12, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com o Secretário Daniel Gobbi, visando esclarecer o ocorrido.
“Estive na secretaria no dia 18.12, pela manhã, onde fui informada que a responsabilidade pelos parques e praças do município são da CLU – Coordenadoria de Limpeza Urbana, mas que como a cobrança sempre se inicia pela Secretaria de Meio Ambiente, que ele teria o maior interesse em encaminhar a denuncia para o responsável apurar o que esta ocorrendo”, disse a coordenadora.
Ficou acordado que serão realizados os levantamentos necessários, e um documento será protocolado junto à SMMA, formalizando a denuncia.
A coordenadora também compareceu junto com um engenheiro florestal, o qual fez ampla vistoria no Parque, identificando falta de oxigenação das lagoas, possivelmente em decorrência da falta de cuidados e do excesso da população existente no local. Foi Identificado ainda falta de manejo e de trato adequado da vegetação, o que está criando um desequilíbrio importante do ecossistema do Parque, priorizando o surgimento de várzeas, inclusive com vegetação e fauna características.
A CMARS em vistoria no início de janeiro fotografou possíveis manchas de óleo em uma das lagoas. “De posse o laudo fornecido pelo engenheiro florestal que se disponibilizou a ajudar, e laudo de engenheira ambiental, que esta fazendo uma análise do Parque, finalizaremos a denúncia para ser protocolada junto com a rubrica da Diretoria da Subseção na Secretaria de Meio Ambiente”, disse a coordenadora.
A Subseção tenta agora realizar a coleta e análise de amostras da água das lagoas do parque através de parceria com alguma faculdade local, sem custos a entidade.