Comissão da OAB faz representação contra panfleto racista

negro

 

Quantas ações no cotidiano refletem o racismo nas entrelinhas numa sociedade que por muitas gerações foi ensinada a segregar os seus. Resiliência contra o preconceito é o maior ato de civismo de uma sociedade e seus cidadãos.

A Coordenadora da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios (CNAA) da 12ª Subseção da OAB-SP, Dra. Renata Oliveira, esteve ontem, 02.06, no Ministério Público, juntamente com lideranças do Movimento Negro, na entrega de representação para que seja apurada a denuncia contra a ACIRP (Associação Comercial de Ribeirão Preto) e a PM (Polícia Militar), em virtude de cartaz divulgado em campanha de segurança publica, em que uma pessoa branca, é espreitada por um marginal negro, reforçando assim um inadmissível estereótipo racista.

“Em que pese a alegação de que se trata apenas de um individuo retratado como sombra ou silhueta, a investigação do MP será de fundamental importância para apuração da verdade dos fatos e de discussão sobre o racismo institucional que insiste em permear as ações de órgãos públicos em nosso país”, Disse Eduardo Silveira, coordenador da CNAA.