COMAD celebra o Dia Internacional da Mulher

Representantes da Subseção trataram sobre Portaria do TRT
29 de fevereiro de 2016
Novo CPC Anotado grátis para download em pdf
11 de março de 2016

COMAD celebra o Dia Internacional da Mulher

comad4

Ontem, 08, a Comissão da Mulher Advogada (COMAD), organizou na Casa da Advocacia e da Cidadania, um grande evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com palestras e uma homenagem singela à Dra. Cristina Castro Pereira.
O evento que contou com a presença do presidente Domingos Stocco, da diretora Marília Constantino e da conselheira estadual da OAB SP, Renata de Carlis Pereira.

A personal Coaching Cláudia Dimenstein ministrou  a palestra: “Como obter sucesso conciliando a vida profissional e a pessoal”.

A homenageada da noite, Dra. Cristina Castro Pereira,  é a advogada com a inscrição mais antiga ainda em exercício profissional na Subseção.

A COMAD é coordenada pelas Dras. Luciana Grandini Remoli, Erika Andrade Miguel, Celia Regina Rodrigues do Canto, Giuliana Ghizellini Carrieri, Camila Ghizellini Carrieri e Monica Mayumi Okino Yoshikai.

comad

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

Os comentários estão encerrados.