Código de Barras

COMUNICADO: ATUAÇÃO DA DIRETORIA NO SETOR DE PROTOCOLO E UTILIZAÇÃO DE CÓDIGO DE BARRAS NAS PETIÇÕES

Em reunião com o diretor do Fórum Estadual, Dr. Sylvio Ribeiro, e a diretora do Setor de Protocolo, foi informado ao Dr. Glauco Polachini Gonçalves, diretor da 12ª Subseção e representante da OAB perante aquele foro, bem como ao Dr. Izildo Souza, coordenador da Comissão de Direito Digital, Internet e Tecnologia, que o novo sistema de protocolo de petições requer a inserção de três ou quatro campos de informação, ao invés de apenas um do anterior.

O número do processo demora de 40 segundos a 1 minuto para ser digitado pelos escreventes, o que pode ser verificado pelo Dr. Glauco Polachini Gonçalves em diversas diligências.

Diante deste panorama, o Dr. Izildo Souza sugeriu ao Dr. Sylvio Ribeiro a instalação de leitores de código de barras nos guichês do protocolo, pois com o uso deste periférico a inserção do número do processo no sistema é praticamente imediata, o que foi rapidamente acatado e colocado em operação.

Já estão instaladas 2 leitoras de códigos de barras, sendo que em breve todos os guichês contarão com este periférico.

Outro detalhe que será objeto de regulamentação pelo diretor do Fórum é sobre as petições com o número do processo ou endereçamento errados, o que também atrapalha o andamento dos trabalhos, sendo fundamental que o advogado direcione a petição para a comarca/fórum e número corretos, bem como se atente para a nova configuração da fila do protocolo, dividida entre petições exclusivas para Ribeirão Preto e petições para outras Comarcas/Tribunal e Ribeirão Preto.

Um dado interessante transmitido pelos representantes do TJSP é que Ribeirão Preto recebe mais petições de outras comarcas e Tribunal do que para o próprio Fórum: é como se fosse um centro de recebimento de petições, o que o diferencia das comarcas da região e de quase todas do Estado de São Paulo.

Desta forma, a 12ª Subseção não está medindo esforços para a solução das filas no protocolo, notadamente pelo diálogo aberto com o diretor do Fórum Estadual, Dr. Sylvio Ribeiro, o acompanhamento in loco da fila no setor de protocolo pelo Dr. Glauco Polachini Gonçalves e outros diretores, bem como a incansável busca por soluções práticas e eficientes para que o exercício da advocacia não seja prejudicado.

Manuais para a utilização de código de barras nas petições

A utilização do código de barras em qualquer editor de texto é muito simples, basta a instalação de uma fonte no sistema operacional, seja Windows, MacOS ou Linux.

Faça o download da fonte neste link: http://goo.gl/5r6hHr

Faça a instalação conforme este manual: http://goo.gl/MxFIcq

Vídeo explicativo (instalação e utilização): http://www.youtube.com/watch?v=h59qkdUu0Wc

A DIRETORIA