Campanha da Boa Visão começou no dia 4 de agosto em todo o Estado

boavisaoA CAASP promove de 4 de agosto a 30 de setembro a Campanha da Boa Visão 2014. A iniciativa, que integra as ações do Mês do Advogado, destina-se, antes de tudo, a detectar precocemente casos de glaucoma e catarata, de modo a impedir sua evolução e o comprometimento da visão. O público se submeterá a consulta completa com médico oftalmologista – acuidade visual – e exame de tonometria binocular. Para advogados, estagiários, cônjuges e filhos cadastrados na Caixa de Assistência o custo da participação é R$ 45,00.

As guias de participação devem ser retiradas nas Regionais da Caixa ou nos Espaços CAASP. Os atendimentos serão em clínicas da rede da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo.

Estima-se que 15% dos casos de cegueira em adultos sejam causados por glaucoma ou catarata, e que 3% dos indivíduos com mais de 40 anos sofram de um desses males. “As doenças que são objeto da Campanha da Boa Visão podem ser diagnosticadas precocemente e ter sua progressão interrompida graças aos exames oferecidos”, salienta o vice-presidente da entidade, Arnor Gomes da Silva Júnior, responsável pelas campanhas de saúde.

“Convidamos a advocacia paulista a participar de mais esta iniciativa da Caixa no campo da saúde preventiva. Esperamos repetir o êxito das edições anteriores, quando milhares de colegas foram às clínicas credenciadas para se prevenirem contra a catarata e o glaucoma”, concita o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho. Em 2014, 4.580 pessoas participaram da Campanha da Boa Visão.

O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão intraocular que, se não tratada, pode levar à cegueira devido à lesão progressiva que causa ao nervo ótico. O maior perigo do glaucoma é não apresentar sintomas no início. Já a catarata é um processo de escurecimento (opacificação, no termo técnico) do cristalino, lente biconvexa localizada dentro do globo ocular que, para refletir uma imagem perfeita na retina, deve manter-se totalmente transparente. A idade é o principal responsável pelo surgimento dessa doença, ainda mais se aliada a outros fatores, como tabagismo, alcoolismo, diabetes, uso prolongado de cortisona, exposição exagerada ao sol e desnutrição.

Crianças

Mesmo não se incluindo no grupo mais sujeito ao glaucoma e à catarata, crianças a partir de três anos de idade devem passar pela consulta que é oferecida pela Campanha da Boa Visão. Os exames de refração e acuidade visual são importantes nesta fase da infância, conforme orienta Orlando Batich, médico oftalmologista da CAASP: “De 15% a 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou estrabismo, e precisam usar óculos”. Dor de cabeça, coceira nos olhos e desatenção podem ser sinais de que a criança precisa de óculos.